Xenofobia suspeita em caso de agressão a menino no exterior

Um menino brasileiro de 9 anos sofreu amputações parciais em uma escola de Portugal, levantando suspeitas de violência motivada por preconceito. O episódio mobiliza autoridades locais e brasileiras.

Fonte: CenárioMT

Xenofobia suspeita em caso de agressão a menino no exterior
Xenofobia suspeita em caso de agressão a menino no exterior - Foto: Agência Brasil

Um menino brasileiro de 9 anos teve dois dedos parcialmente amputados em uma escola de Cinfães, em Portugal, após um episódio inicialmente tratado como acidente pela instituição. Relatos da mãe indicam que o filho era alvo de bullying e teria tido os dedos prensados pela porta do banheiro por outros estudantes, levantando suspeitas de agressão motivada por xenofobia e racismo.

A repercussão do caso levou a coordenadora do Bloco de Esquerda, Mariana Mortágua, a cobrar esclarecimentos do Ministério da Educação português sobre possíveis atos discriminatórios em escolas do país. O presidente da Câmara Municipal de Cinfães afirmou que a direção da escola abriu um processo interno para apurar o ocorrido, enquanto a Comissão de Proteção de Crianças e Jovens informou que analisará o caso conforme a legislação de proteção infantojuvenil.

[Continua depois da Publicidade]

No relato divulgado pela mãe, Nívea Estevam, ela afirma ter sido informada pela escola de que se tratava de um acidente. Ela acionou a polícia portuguesa para registrar denúncia, mas relata ter sido mal atendida ao mencionar a possibilidade de racismo, sendo desencorajada a relacionar o episódio à discriminação sofrida pelo filho, que é negro.

O Ministério das Relações Exteriores do Brasil declarou estar disponível para prestar assistência consular, mas ressaltou que não divulga informações pessoais de cidadãos atendidos, nem detalhes sobre o suporte prestado.

[Continua depois da Publicidade]
Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .
Avatar photo
Gustavo Praiado é jornalista com foco em notícias de agricultura. Com uma sólida formação acadêmica e vasta experiência no setor, Gustavo se destaca na cobertura de temas relacionados ao agronegócio, desde insumos até tendências e desafios do setor. Atualmente, ele contribui com análises e reportagens detalhadas sobre o mercado agrícola, oferecendo informações relevantes para produtores, investidores e demais profissionais da área.