O Centro de Operações e Resiliência (COR) da Prefeitura do Rio de Janeiro informou que nove pontos e vias foram reabertos nesta terça-feira (28), após interdições provocadas por uma megaoperação policial nos complexos do Alemão e da Penha, na zona norte da cidade.
Entre as vias liberadas estão trechos da Avenida Brasil — nos bairros de Guadalupe, Barros Filho, Benfica, Maré e Bonsucesso —, além da Avenida Pastor Martin Luther King Junior, no Engenho da Rainha, e da Avenida Paulo de Frontin, no sentido Centro. A Praça Marechal Hermes, próxima ao INCA, também teve o tráfego restabelecido.
Segundo o COR, a autoestrada Grajaú-Jacarepaguá permanece interditada no sentido Jacarepaguá devido a uma ocorrência policial ainda em andamento.
Metrô reforça serviço
Com mais de 50 ônibus transformados em barricadas durante a Operação Contenção, o transporte público ficou seriamente afetado. De acordo com a Rio Ônibus, mais de 120 linhas sofreram alterações nos trajetos, o que provocou aglomerações nas estações do metrô.
A concessionária MetrôRio informou que as linhas 1, 2 e 4 funcionaram normalmente ao longo da tarde, com reforço na frota e ampliação dos horários para atender ao aumento no fluxo de passageiros.
Maior operação em 15 anos
O Rio de Janeiro enfrenta a maior operação de segurança em 15 anos, segundo o governo estadual. Cerca de 2,5 mil policiais civis e militares participam das ações nos complexos do Alemão e da Penha, com o objetivo de prender líderes criminosos e conter a expansão do Comando Vermelho.
A Operação Contenção já contabiliza ao menos 64 mortes, número que supera o da ação no Jacarezinho, em 2021, considerada uma das mais letais da história recente, quando 28 pessoas morreram.


















