Prefeitos decidem não aplicar lockdown; Medidas de segurança devem ser adotadas para municípios do Consórcio Teles Pires

Fonte: Cenário MT

prefeitos decidem nao aplicar lockdown medidas de seguranca devem ser adotadas para municipios do consorcio teles pires 926927

Durante reunião na manhã desta quinta-feira (25) os prefeitos que integram o Consócio Municipal de Saúde, Vale dos Teles Pires, decidiram em não aderir, neste momento ao lockdown, ou seja, fechamento total dos municípios.

Durante a reunião foram tomadas medidas em comum para serem aplicadas para todos os municípios, visando à diminuição de contaminação pelo novo coronavírus.

Na oportunidade, os prefeitos estiveram reunidos também com representantes do Ministério Público.

“Os prefeitos já estão adotando protocolo de combate ao Covid-19. Estamos planejando ações conjuntas. Tivemos ainda uma conversa com o Ministério Público, até por que o Governo do Estado publicou Decreto solicitando aos prefeitos endurecer as medidas junto a sua população. Nós não entendemos dessa maneira, precisamos nos unir com o Ministério Público, com as Defensorias e com o Judiciário para definirmos ações conjuntas com apoio do Ministério Público para combater essa pandemia”, ressaltou o presidente do Consórcio de Saúde, Edu Paskoski, prefeito da cidade de Itanhangá.

[Continua depois da Publicidade]

Ainda de acordo com Paskoski, um documento está sendo elaborado com as propostas para ser encaminho ao Ministério Público para analise dos Promotores de Justiça.

“Esse documento que está sendo elaborado justamente para evitar um lockdown. Lembrando que desde o dia 15 de março os municípios já estão trabalhando em ações de combate a epidemia, justamente para que a população entenda que evitando aglomeração, usando máscaras e cuidados de higiene vai evitar a propagação da pandemia. Agora queremos unificar um decreto que se enquadre na realidade de cada município. O mais importante é que a população colabore para evitar que tenhamos a judicialização de um lockdown, pois não é isso que os prefeitos querem, não é o melhor caminho”, acrescentou Paskoski.

Na reunião desta quinta-feira (25) também ficou acordado a abertura de 10 novos leitos de Unidade de Tratamento Intensivo – UTI – em Sinop. Outros 20 leitos de UTI também devem ser implantados em Nova Mutum. A precisão é para que até o dia 15 de julho todos os leitos estejam em funcionamento.

Possui experiência em produção textual e, atualmente, dedica-se à redação do CenárioMT produzindo conteúdo sobre a região norte de Mato Grosso.