Os pré-selecionados na chamada regular do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) para o segundo semestre de 2025 têm até às 23h59 desta sexta-feira (1º) para concluir a complementação da inscrição. O processo deve ser realizado no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior, utilizando login pelo Gov.Br.
O programa, vinculado ao Ministério da Educação (MEC), oferece financiamento das mensalidades a estudantes de graduação em instituições privadas avaliadas positivamente pelo Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes).
Etapas da complementação
Candidatos inscritos nas vagas destinadas a pessoas com deficiência (PCD) devem apresentar laudo médico que comprove a condição, incluindo a classificação da deficiência conforme a Classificação Internacional de Doenças (CID).
Em caso de inconsistências nas informações fornecidas, a instituição poderá solicitar documentação adicional para verificação.
Critérios do Fies Social
Metade das vagas disponíveis é destinada ao Fies Social, voltado a candidatos com renda familiar per capita de até meio salário mínimo (R$ 759,00 em 2025) e inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do governo federal (CadÚnico). Esses estudantes não precisam comprovar renda, mas devem comparecer à instituição para validar as demais informações.
Durante o período de complementação, é possível solicitar financiamento de até 100% dos encargos educacionais cobrados pela instituição privada.
Validação e contratação
Após complementar a inscrição, o estudante tem até cinco dias úteis para apresentar os documentos, presencialmente ou digitalmente, à Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA) da instituição.
Com a aprovação da CPSA, os dados devem ser validados por um agente financeiro em até dez dias, contados a partir do terceiro dia após essa validação. Só então a contratação do financiamento poderá ser formalizada.
Dados desta edição
O processo seletivo deste semestre recebeu 276.140 inscrições, com 111.402 candidatos — cada um pôde optar por até três cursos. Para esta edição, foram ofertadas 74,5 mil vagas, dentro do total de mais de 112 mil previstas para todo o ano.
Lista de espera
Os candidatos não aprovados na chamada única entram automaticamente na lista de espera, que será utilizada para preencher vagas remanescentes entre os dias 5 de agosto e 19 de setembro.