Os candidatos não isentos da Prova Nacional Docente (PND) devem pagar a taxa de inscrição até esta quarta-feira (6). O novo prazo foi anunciado pelo Ministério da Educação na última sexta-feira (1º).
A Guia de Recolhimento da União (GRU Cobrança) foi gerada no momento da inscrição. Para quem precisar emitir uma nova via, o documento pode ser acessado pela Página do Participante no Sistema PND, com login via Gov.br.
O valor da taxa é de R$ 85 e o pagamento pode ser feito em agências bancárias, casas lotéricas ou por aplicativos de bancos.
A PND é uma avaliação anual que tem como objetivo qualificar o ingresso de profissionais na carreira docente, avaliando conhecimentos e competências de professores e facilitando a seleção para redes de ensino estaduais e municipais.
O exame busca reduzir os custos e a complexidade dos processos seletivos nas redes públicas, ao mesmo tempo em que promove a contratação de educadores mais bem preparados.
Em 2025, 22 estados e 1.508 municípios, incluindo 18 capitais, aderiram à aplicação da prova.
Conhecida como CNU dos Professores, a avaliação será aplicada em 26 de outubro pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), conforme o edital.
A base da PND será a avaliação teórica do Enade voltada para licenciaturas, abrangendo 17 áreas do conhecimento: artes visuais, ciências biológicas, ciências sociais, computação, educação física, filosofia, física, geografia, história, letras (inglês, português, português e espanhol, português e inglês), matemática, música, pedagogia e química.
A prova incluirá questões objetivas e discursivas, divididas entre formação geral e formação específica.
Criada em 2025, a PND integra o programa Mais Professores para o Brasil, lançado em 2024 para qualificar a formação docente e incentivar a entrada de profissionais no ensino público.
A nota obtida na PND poderá ser usada, a partir de 2026, como etapa única ou complementar em concursos públicos e processos seletivos das redes públicas. A adesão ao uso da nota é opcional para estados e municípios.