O prazo para inscrição na segunda edição de 2025 do Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Celpe-Bras) se encerra nesta sexta-feira (15). A avaliação, promovida pelo governo federal em parceria com o Ministério da Educação (MEC) e o Ministério das Relações Exteriores (MRE), é voltada a estrangeiros e brasileiros que não têm o português como língua materna.
A participação é voluntária e o candidato deve escolher o país e o posto aplicador credenciado onde realizará as provas, além de apresentar documento de identificação, data de nascimento, e contatos atualizados. Solicitações para uso de nome social ou atendimento especializado devem ser feitas no ato da inscrição, com prazo até 20 de agosto para envio de documentação comprobatória.
A taxa de inscrição deve ser paga entre 4 e 20 de agosto, com valor definido pelo posto aplicador. No Brasil, o Inep sugere R$ 259; no exterior, o edital recomenda o equivalente a US$ 120, mas cada posto tem autonomia para estipular o preço.
As provas serão aplicadas de 21 a 24 de outubro, no Brasil e no exterior. A parte escrita, com duração de até três horas, conta com quatro tarefas que avaliam múltiplas habilidades linguísticas. Já a etapa oral, com 20 minutos de duração, é uma interação presencial entre candidato e avaliadores. O desempenho nas duas etapas define o nível de proficiência.
O Celpe-Bras é aceito em universidades, empresas e em processos de validação de diplomas para atuação profissional no Brasil. A validade e o nível exigido são determinados por cada instituição.
Cronograma do exame:
- Inscrições: 4 a 15 de agosto
- Pagamento da taxa: 4 a 20 de agosto
- Homologação do posto aplicador: 6 a 24 de agosto
- Solicitações especiais e nome social: 4 a 20 de agosto
- Resultados das solicitações: 21 de agosto
- Recursos: 22 a 28 de agosto
- Resultados dos recursos: 1º de setembro
- Provas: 21 a 24 de outubro
- Resultados finais: 17 de dezembro