Mais de 1,4 mil celulares roubados ou furtados foram devolvidos a seus proprietários nesta terça-feira (22) pela Polícia Civil do Rio de Janeiro. A entrega dos aparelhos integra uma nova etapa da Operação Rastreio, criada para combater o furto, roubo e receptação de dispositivos móveis no estado.
Os aparelhos foram restituídos em diferentes regiões: cerca de 700 na Cidade da Polícia, 400 na Baixada Fluminense e outros 300 em municípios da região metropolitana e interior.
“A devolução desses celulares é mais do que a recuperação de um bem material. É a devolução da dignidade e da tranquilidade a milhares de pessoas”, declarou o governador Cláudio Castro, destacando o compromisso do governo estadual com o enfrentamento ao crime organizado.
Os demais aparelhos apreendidos ao longo da operação continuam em perícia, enquanto as investigações seguem para identificar os verdadeiros donos.
Em junho, a polícia já havia promovido uma grande ação de restituição, notificando cerca de 3 mil usuários que compraram aparelhos de forma irregular. Aproximadamente mil pessoas entregaram os celulares voluntariamente. Quem não se apresentou será indiciado por receptação.
Desde maio, a operação já resultou em mais de 270 prisões e na recuperação de cerca de 5 mil celulares. “Estamos aqui devolvendo hoje esses telefones, mas a Operação Rastreio é permanente”, afirmou o secretário de Polícia Civil, delegado Felipe Curi.