Planejamento reduz riscos em parques nacionais

A morte de uma menina em cânion reacende o debate sobre protocolos de segurança em unidades de conservação abertas ao turismo.

Fonte: CenárioMT

Planejamento reduz riscos em parques nacionais
Planejamento reduz riscos em parques nacionais - Foto: Prefeitura de Cambará do Sul/Divulgação

A morte de uma criança de 11 anos no Parque Nacional da Serra Geral, no Rio Grande do Sul, trouxe à tona discussões sobre a segurança em áreas de preservação que recebem turistas. A concessionária Urbia Cânions Verdes afirma seguir rigorosos protocolos de segurança, com placas de sinalização, orientações aos visitantes e equipe de bombeiros civis para emergências. Apesar disso, o risco não pode ser totalmente eliminado.

Essas normas integram o Sistema de Gestão de Segurança, descrito no Protocolo Operacional de Visitação (Prov) aprovado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), que fiscaliza e aprova atividades e equipamentos nos parques. O órgão declarou não ter encontrado falhas sistêmicas na sinalização ou nos procedimentos, mas informou que irá revisar e, se necessário, reforçar medidas de segurança.

[Continua depois da Publicidade]

Segundo Luiz Del Vigna, diretor executivo da Associação Brasileira das Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura (Abeta), o turismo de aventura sempre envolve risco, mesmo com normas técnicas rigorosas. Ele destaca que o Brasil possui 44 regras específicas para o setor, baseadas em padrões internacionais como a ISO 21101, voltadas para garantir a gestão de segurança nas atividades.

Atualmente, 75 parques nacionais no Brasil são concedidos a empresas privadas para operar serviços de turismo e visitação, sob exigência de adotar sistemas de gestão de segurança. Del Vigna ressalta que, diferentemente do mercado informal, essas áreas são fiscalizadas, o que reduz riscos adicionais aos característicos da própria natureza local.

[Continua depois da Publicidade]
Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .
Gabriela Cordeiro Revirth, independente jornalista e escritora, é uma pesquisadora apaixonada de astrologia, filmes, curiosidades. Ela escreve diariamente para o Portal de Notícias CenárioMT para partilhar as suas descobertas e orientar outras pessoas sobre esses assuntos. A autora está sempre à procura de novas descobertas para se manter atualizada.