21.5 C
Lucas do Rio Verde
segunda-feira, 04 julho, 2022
Publicidade
InícioMUNDOPF deflagra Operação Midas do Cerrado contra golpes financeiros

PF deflagra Operação Midas do Cerrado contra golpes financeiros

Investigados usavam redes sociais e prometiam lucro rápido às vítimas. Mais de 30 policiais cumprem mandados em Palmas e Porto Nacional, no Tocantins.
Texto por Agência Brasil - Brasília

A Polícia Federal deflagrou hoje (6) a Operação Midas do Cerrado, para investigar um grupo que, há mais de dois anos, usa as redes sociais para aplicar golpes, convencendo suas vítimas a fazer investimentos extremamente lucrativos similares a pirâmides. Os golpistas prometiam lucro de até 10% ao dia.

Mais de 30 policiais federais cumprem sete mandados de busca e apreensão e 10 medidas cautelares no Tocantins, nas cidades de Palmas e Porto Nacional.


--Continua depois da publicidade--

De acordo com a PF, a investigação teve início em 2021. “Verificou-se que os suspeitos praticavam diversos crimes, autointitulando-se traders, como se fossem investidores acima da média, quando não o eram”, informaram os investigadores.

“O grupo utilizava uma plataforma que tem sede nas Ilhas Seychelles e não possui autorização da Comissão de Valores Mobiliários para operar no Brasil. Além disso, usava robôs, operando em contas de terceiros, praticando um sistema de pirâmide para lucrar em cima do prejuízo de diversas vítimas, que lhes seguiam e repassavam dinheiro para que fosse investido, acreditando em ganhos estratosféricos prometidos pelos investigados”, detalhou a PF.

Ainda segundo os investigadores, o grupo fazia propaganda e ostentava “alto padrão de vida” nas redes sociais, onde publicavam fotos de carros caros para atrair novas vítimas para a base da pirâmide.

A estimativa é de que mais de R$ 10 milhões tenham sido movimentados durante as ações criminosas. Se condenados, os suspeitos poderão responder por crimes contra o sistema financeiro, organização criminosa e lavagem de dinheiro.


--Continua depois da publicidade--

Gustavo Praiado
Gustavo Praiadohttps://www.cenariomt.com.br
Atualmente, trabalha na equipe do portal CenárioMT, produzindo conteúdo sobre economia, esportes e direitos da população brasileira, gosta de assistir séries, filmes de ação e de videogames. Editor também em conteúdos regionais, sempre atento as tendências que o internauta procura para ficar bem informado.

Publicidade


Publicidade

Lucas do Rio Verde

DISPARADA
Lucas do Rio Verde registrou mais de 720 novos da Covid-19 na última semana
julho 04, 2022
DIREITO ANIMAL
Lucas do Rio Verde: Em evento escolar, defensores falam sobre direitos e proteção de animais
julho 04, 2022
EDUCAÇÃO
Projeto que cria passe livre a estudantes é aprovado pela Câmara de Lucas do Rio Verde
julho 04, 2022
RGA DA EDUCAÇÃO
Prefeito Miguel participa de reunião com vereadores para esclarecer erro material em projeto de lei
julho 04, 2022