O Parque Nacional da Tijuca realiza neste sábado (15) uma feira de ciências ao ar livre com atividades voltadas à fauna dos rios e riachos que nascem dentro da área protegida. O evento gratuito, chamado “Re-conhecendo nosso rio”, é organizado pelo Laboratório de Ecologia de Peixes da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) com apoio do Instituto Chico Mendes de Biodiversidade (ICMBio) e da Fundação Instituto de Pesca do Estado do Rio de Janeiro (Fiperj).
Reconhecido internacionalmente, o Parque abriga uma das maiores florestas urbanas replantadas do mundo, com mais de 4.200 hectares.
A programação reúne atividades educativas para visitantes, especialmente crianças, que poderão aprender sobre impactos ambientais e a importância da preservação de peixes e crustáceos de água doce. Uma das coordenadoras, a pesquisadora da Fiperj Ana Carolina Prado-Valladares, destaca que muitos desconhecem a diversidade presente nos cursos d’água da região.
“Os rios e riachos dessa floresta urbana guardam uma fauna rica, com peixes variados e espécies de caranguejos e camarões de água doce. É uma oportunidade para toda a família conhecer melhor, por exemplo, o rio Carioca”.
Entre as atrações gratuitas estão exposição interativa com peixes e crustáceos encontrados no Parque, modelo mecânico que explica a diferença entre um rio natural e um rio retificado, além de atividades como Teia da Vida, Conto do rio Carioca, tela imantada com perfil de riacho e peixes, e teatro infantil de fantoches em três sessões ao longo do dia.


















