O ministro da Educação, Camilo Santana, assinou nesta terça-feira (22) a portaria que autoriza a implantação de um novo curso de medicina da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), no campus de São Mateus, localizado no norte do estado, próximo à divisa com a Bahia e a 220 km da capital Vitória.
Durante cerimônia no Palácio do Planalto, que contou com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, do governador Renato Casagrande e do reitor da UFES, Eustáquio de Castro, o ministro destacou que a iniciativa faz parte da política nacional de expansão das escolas médicas em instituições federais, por meio do programa Mais Médicos, com a meta de ampliar o número de vagas em medicina nas universidades públicas de todo o país.
O curso terá 60 vagas anuais e a previsão de investimento é de R$ 30 milhões, abrangendo a construção de um prédio e a aquisição de equipamentos. Desse montante, ao menos R$ 5 milhões do Novo PAC serão destinados às obras do novo bloco para o curso. A expectativa é que as primeiras vagas sejam disponibilizadas já no primeiro semestre de 2026.
O governador Renato Casagrande comemorou a expansão do ensino médico na região: “Até então, só existia um curso público de medicina no Espírito Santo, na capital Vitória. Com essas novas vagas no extremo norte, próximo à Bahia, fortalecemos o centro universitário local, que já conta com 18 cursos de graduação, além de programas de pós-graduação. É um passo decisivo para aproximar o ensino superior da população e ampliar oportunidades.”
Casagrande também mencionou a possibilidade de transferir a gestão do hospital regional de São Mateus para o governo federal, para que o local funcione como hospital-escola do novo curso de medicina. A medida é considerada viável já que o governo estadual está construindo um novo complexo hospitalar no município.