Mec autoriza 456 cursos superiores semipresenciais em todo o país

O Ministério da Educação divulgou a lista oficial de cursos semipresenciais, abrangendo bacharelado, licenciatura e tecnológicos, garantindo transparência e segurança aos estudantes.

Fonte: CenárioMT

Mec autoriza 456 cursos superiores semipresenciais em todo o país
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil/Arquivo

O Ministério da Educação (MEC) publicou na última sexta-feira (12) a Portaria nº 605/2025, com a lista oficial de cursos superiores semipresenciais e o número de vagas anuais para cada um. Ao todo, são 456 cursos entre bacharelado, licenciatura e tecnológicos.

O objetivo da portaria é assegurar a transparência e a legalidade das ofertas, servindo como referência para evitar cursos falsos ou não autorizados, protegendo os estudantes de diplomas sem validade oficial.

[Continua depois da Publicidade]

As atividades presenciais devem ocorrer apenas nos endereços previamente cadastrados e aprovados no Cadastro e-MEC. A autorização concedida pelas instituições é inicial, sendo necessário, futuramente, solicitar o reconhecimento formal do curso conforme as normas vigentes.

Novas regras

O Decreto Presidencial nº 12.456/2025, publicado em maio, estabeleceu que cursos de graduação podem ser presenciais, semipresenciais ou a distância, mantendo a mesma carga horária. Os cursos semipresenciais exigem, no mínimo, 30% de atividades presenciais e 20% de atividades virtuais ao vivo (síncronas).

[Continua depois da Publicidade]

As atividades devem ocorrer na sede da instituição, polos EAD ou ambientes profissionais equipados, sempre sob supervisão acadêmica. Apenas medicina, direito, odontologia, enfermagem e psicologia devem ser oferecidos exclusivamente de forma presencial, não sendo permitido o ensino a distância nem semipresencial nessas áreas.

Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .
Gabriela Cordeiro Revirth, independente jornalista e escritora, é uma pesquisadora apaixonada de astrologia, filmes, curiosidades. Ela escreve diariamente para o Portal de Notícias CenárioMT para partilhar as suas descobertas e orientar outras pessoas sobre esses assuntos. A autora está sempre à procura de novas descobertas para se manter atualizada.