Inscrições para a Prova Nacional Docente terminam nesta quarta-feira

Prazo para inscrição na primeira edição da Prova Nacional Docente se encerra em 30 de julho, com prova marcada para outubro.

Fonte: CenárioMT

02/04/2024 - Com menor taxa de analfabetismo do país, DF é referência em educação O Distrito Federal é a unidade da Federação com a menor taxa de analfabetismo do país (1,7%), segundo dados da Pesquis
Foto: Geovana Albuquerque/Agência Brasília

Termina nesta quarta-feira (30) o prazo para inscrições na primeira edição da Prova Nacional Docente (PND), avaliação promovida pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). O exame será aplicado em 26 de outubro e busca fortalecer a formação docente no país.

Além do cadastro, pedidos de atendimento especializado — como para pessoas com deficiência, idosos, gestantes, lactantes e candidatos trans que utilizam nome social — também devem ser feitos até esta data.

[Continua depois da Publicidade]

A PND, embora não configure um concurso público, poderá ser adotada por redes estaduais e municipais como parte dos processos seletivos para professores, o que vem rendendo ao exame o apelido de “CNU dos Professores”.

Quem pode participar

Estão aptos a participar os estudantes que concluirão cursos de licenciatura em 2025 e que estejam inscritos no Enade. Esses candidatos têm isenção automática da taxa de inscrição. Professores já formados em licenciatura também podem participar, caso tenham interesse em atuar em redes de ensino que venham a utilizar a nota da PND como critério de seleção.

[Continua depois da Publicidade]

Taxa de inscrição

Quem não tem direito à isenção deverá pagar R$ 85 até sexta-feira (1º). A Guia de Recolhimento da União (GRU) é gerada no momento da inscrição e pode ser paga em agências bancárias, casas lotéricas ou via aplicativo bancário.

Objetivos e estrutura

Lançada como parte do programa Mais Professores para o Brasil, a PND visa ampliar a qualificação de docentes e fomentar concursos públicos. A primeira edição do exame contou com a pré-adesão de 22 estados e 1.508 municípios, incluindo 18 capitais.

A avaliação será teórica, baseada no modelo do Enade, e abrange 17 áreas de conhecimento: artes visuais, ciências biológicas, ciências sociais, computação, educação física, filosofia, física, geografia, história, letras (inglês, português, português e espanhol, português e inglês), matemática, música, pedagogia e química.

As redes de ensino poderão utilizar a PND como fase única ou etapa complementar de seus processos de contratação, podendo adicionar provas práticas ou análise de títulos.

Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .
Gustavo Praiado é jornalista com foco em notícias de agricultura. Com uma sólida formação acadêmica e vasta experiência no setor, Gustavo se destaca na cobertura de temas relacionados ao agronegócio, desde insumos até tendências e desafios do setor. Atualmente, ele contribui com análises e reportagens detalhadas sobre o mercado agrícola, oferecendo informações relevantes para produtores, investidores e demais profissionais da área.