O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) ampliou até esta sexta-feira (7) o prazo para inscrições de docentes de cursos de medicina interessados em integrar o Cadastro de Elaboradores e Revisores de Itens da Educação Superior (Ceres) do Banco Nacional de Itens da Educação Superior (BNI-ES).
A seleção visa profissionais que desejem participar da produção e revisão de questões do Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos (Revalida) e do Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica (Enamed).
O processo reserva vagas para pretos, pardos e quilombolas (20%), indígenas (3%) e pessoas com deficiência (5%), mediante autodeclaração e comprovação documental.
Os candidatos devem apresentar documentos obrigatórios, como diploma de graduação, comprovação de docência e assinatura do termo de compromisso e sigilo, por meio do Sistema BNI. Podem se inscrever apenas docentes com formação em medicina por instituição reconhecida e com especialização stricto sensu ou lato sensu em uma das áreas exigidas, como clínica médica, cirurgia geral, pediatria, ginecologia e obstetrícia, medicina de família e comunidade, saúde coletiva ou saúde mental.
Também é necessário comprovar vínculo ativo como professor em curso de medicina, por meio de declaração emitida pela coordenação do curso ou representante legal da instituição. Servidores do MEC, do Inep ou de órgãos vinculados não podem participar.
A remuneração das atividades de elaboração e revisão de itens será feita por meio do Auxílio de Avaliação Educacional (AAE): R$ 500 por item elaborado e R$ 300 por item revisado. Segundo o edital, o resultado preliminar da análise documental será divulgado em 11 de novembro, e os selecionados serão convocados para capacitação no dia 14 do mesmo mês.
    
    
    
    
    
							















