Frio intenso atinge o Sul e alerta de chuvas coloca três estados em risco

O Inmet emitiu alertas de onda de frio e excesso de chuvas que afetam mais de 800 municípios nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste.

Fonte: CenárioMT

Frio intenso atinge o Sul e alerta de chuvas coloca três estados em risco
Foto: PAULO PINTO/AGÊNCIA BRASIL

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta laranja para onda de frio em quase todo o Rio Grande do Sul e no oeste de Santa Catarina. O aviso é válido até as 10h da próxima sexta-feira (27), e aponta uma queda acentuada nas temperaturas, superior a 5°C, representando risco à saúde da população.

Ao todo, 578 municípios estão incluídos nesse alerta, que foi emitido na segunda-feira (23). O nível laranja indica perigo potencial, com temperaturas bem abaixo da média, especialmente no Sul do país.

[Continua depois da Publicidade]

Além disso, o Inmet também divulgou um alerta de nível amarelo, com validade até as 15h desta quarta-feira (25). Esse aviso abrange regiões do Norte, Sudeste e Centro-Oeste, prevendo quedas de temperatura entre 3°C e 5°C, com risco leve à saúde.

Alerta de chuvas intensas

Outro comunicado de nível laranja foi emitido, desta vez devido ao acúmulo excessivo de chuvas em áreas do Sul do país. O alerta menciona o risco de alagamentos, deslizamentos e transbordamento de rios, especialmente no noroeste do Rio Grande do Sul, oeste de Santa Catarina e várias regiões do Paraná, incluindo o Sudoeste, Sudeste, Oeste e centro-sul do estado.

[Continua depois da Publicidade]

As precipitações podem alcançar até 60 milímetros por hora. O alerta entra em vigor às 22h desta terça-feira (25) e segue até 23h59 de quarta-feira (26), atingindo 236 municípios.

Recomendações à população

O Inmet orienta os moradores das áreas afetadas a:

  • Evitar exposição ao mau tempo;
  • Observar sinais de instabilidade em encostas;
  • Desligar aparelhos elétricos e, se possível, o quadro geral de energia;
  • Proteger objetos pessoais com sacos plásticos em caso de enchente.

Em situações de emergência, os contatos indicados são a Defesa Civil (telefone 199) e o Corpo de Bombeiros Militar (telefone 193).

Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .
Um criador de conteúdo e entusiasta de jogos e tecnologia, trabalha como redator no CenárioMT, é analista de TI e game designer no tempo livre.