Enem: prazo para recurso de atendimento especializado acaba nesta quarta

Candidatos têm até esta quarta-feira para enviar documentação comprobatória ao Inep e garantir análise do pedido de atendimento especializado.

Fonte: CenárioMT

Enem: prazo para recurso de atendimento especializado acaba nesta quarta
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O prazo para solicitação de recurso de atendimento especializado no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025 termina nesta quarta-feira (2). Participantes com pedidos indeferidos podem reenviar documentação para nova análise do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Os documentos devem ser enviados exclusivamente pela Página do Participante, em formatos PDF, PNG ou JPG, com até 2MB. É necessário que estejam legíveis e em língua portuguesa, incluindo nome completo do candidato, diagnóstico ou código CID 10, além de assinatura e registro do profissional responsável.

Para garantir a validação, é fundamental evitar laudos incompletos. Estão aptos a solicitar atendimento especializado pessoas com deficiência, gestantes, lactantes, idosos ou participantes com transtornos específicos como autismo, dislexia ou déficit de atenção.

Se o recurso for aceito, o candidato terá direito a provas em braile, tempo adicional, salas individuais, mobiliário adaptado, leitores de tela ou provas com letra ampliada, conforme a necessidade. Também será permitido o uso de itens pessoais como máquina de escrever em braile, óculos especiais, bomba de insulina ou medidor de glicose, desde que vistoriados no dia da prova.

As provas do Enem 2025 acontecerão em 9 e 16 de novembro em todo o Brasil. Em Belém, Ananindeua e Marituba, no Pará, a aplicação ocorrerá em 30 de novembro e 7 de dezembro por causa da realização da COP30.

O Enem é a principal forma de acesso ao ensino superior público e privado no Brasil, por meio do Sisu, Prouni e Fies, e pode ser usado para processos seletivos em Portugal. A nota também permite a certificação do ensino médio para candidatos maiores de 18 anos.