Enem: prazo para recurso de atendimento especializado acaba nesta quarta

Candidatos têm até esta quarta-feira para enviar documentação comprobatória ao Inep e garantir análise do pedido de atendimento especializado.

Fonte: CenárioMT

Enem: prazo para recurso de atendimento especializado acaba nesta quarta
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O prazo para solicitação de recurso de atendimento especializado no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025 termina nesta quarta-feira (2). Participantes com pedidos indeferidos podem reenviar documentação para nova análise do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Os documentos devem ser enviados exclusivamente pela Página do Participante, em formatos PDF, PNG ou JPG, com até 2MB. É necessário que estejam legíveis e em língua portuguesa, incluindo nome completo do candidato, diagnóstico ou código CID 10, além de assinatura e registro do profissional responsável.

[Continua depois da Publicidade]

Para garantir a validação, é fundamental evitar laudos incompletos. Estão aptos a solicitar atendimento especializado pessoas com deficiência, gestantes, lactantes, idosos ou participantes com transtornos específicos como autismo, dislexia ou déficit de atenção.

Se o recurso for aceito, o candidato terá direito a provas em braile, tempo adicional, salas individuais, mobiliário adaptado, leitores de tela ou provas com letra ampliada, conforme a necessidade. Também será permitido o uso de itens pessoais como máquina de escrever em braile, óculos especiais, bomba de insulina ou medidor de glicose, desde que vistoriados no dia da prova.

[Continua depois da Publicidade]

As provas do Enem 2025 acontecerão em 9 e 16 de novembro em todo o Brasil. Em Belém, Ananindeua e Marituba, no Pará, a aplicação ocorrerá em 30 de novembro e 7 de dezembro por causa da realização da COP30.

O Enem é a principal forma de acesso ao ensino superior público e privado no Brasil, por meio do Sisu, Prouni e Fies, e pode ser usado para processos seletivos em Portugal. A nota também permite a certificação do ensino médio para candidatos maiores de 18 anos.

Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .
Um criador de conteúdo apaixonado por jogos, tecnologia e notícias regionais, atua como redator no portal CenárioMT, onde produz matérias voltadas aos acontecimentos de Mato Grosso e região. Além disso, também é analista de TI e dedica parte do seu tempo livre ao desenvolvimento de jogos (game design), unindo criatividade e conhecimento técnico em seus projetos.