Os órgãos de administração prisional e socioeducativa poderão aderir ao Enem PPL 2025 entre 29 de setembro e 17 de outubro. A medida foi definida em edital publicado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) no Diário Oficial da União.
No mesmo período, será necessário indicar as unidades participantes e o responsável pedagógico de cada uma, procedimento que deve ser feito pelo Sistema PPL, sob coordenação do Inep.
As inscrições dos candidatos voluntários acontecerão de 6 a 24 de outubro, realizadas exclusivamente pelos responsáveis pedagógicos.
Participação
A participação de pessoas privadas de liberdade e de jovens em medidas socioeducativas é voluntária e gratuita. Além de servir para certificação do ensino médio, o exame também possibilita a declaração parcial de proficiência.
Os resultados individuais podem ser utilizados para ingresso no ensino superior ou em processos seletivos, mas essa utilização é opcional.
Provas
As provas ocorrerão nos dias 16 e 17 de dezembro, dentro das unidades prisionais e socioeducativas indicadas.
O exame terá quatro provas objetivas, com 45 questões cada, além de uma redação em língua portuguesa. O nível de dificuldade é o mesmo aplicado no Enem regular, avaliando o desempenho ao final do ensino médio.