Empresários discutem comércio no Brics para fortalecer negócios

Encontro no Rio busca ampliar a integração econômica entre os países do bloco, promovendo inovação e desenvolvimento sustentável.

Fonte: CenárioMT

Empresários discutem comércio no Brics para fortalecer negócios
Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

Empresários dos 11 países do Brics se reuniram neste sábado no Rio de Janeiro, véspera da cúpula de chefes de governo do bloco, para discutir formas de fortalecer o comércio entre as nações integrantes. O evento destacou a necessidade de ampliar os negócios, melhorar a logística e integrar cadeias de suprimentos.

Ricardo Alban, presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), afirmou que o comércio interno do bloco ainda tem potencial inexplorado. “Apesar da relevância econômica individual de cada país, o volume de trocas entre nós é pequeno frente ao comércio com o restante do mundo”, observou.

[Continua depois da Publicidade]

Francisco Neto, CEO da Embraer e coordenador do Conselho Empresarial do Brics (Cebrics), ressaltou a importância de aumentar o comércio e a integração produtiva. Entre as recomendações do conselho estão a expansão de rotas aéreas para cidades menores, acesso facilitado a capital e investimentos internacionais, além da modernização da logística e do comércio digital. Também foi defendida maior cooperação com o Novo Banco de Desenvolvimento para financiar infraestrutura.

O Brics reúne Brasil, Rússia, Índia, China, África do Sul, Arábia Saudita, Egito, Emirados Árabes Unidos, Etiópia, Indonésia e Irã. Esses países concentram quase metade da população mundial, 40% da economia global e mais de 20% do comércio internacional. Em recursos naturais, detêm cerca de 70% das reservas de terras raras, mais de 40% da produção de petróleo e quase 80% da de carvão mineral. Segundo a CNI, o comércio do Brasil com o bloco somou 210 bilhões de dólares em 2023, representando 35% do total comercializado pelo país.

[Continua depois da Publicidade]

O fórum também enfatizou prioridades como inovação, transformação digital, transição energética e desenvolvimento sustentável. Francisco Neto citou temas como segurança alimentar, agricultura regenerativa, energias renováveis e economia circular como centrais para o avanço sustentável.

O vice-presidente Geraldo Alckmin destacou que os encontros do Brics se consolidaram como um importante espaço de diálogo geopolítico. “Os Brics são o motor da economia mundial e representam mais de 40% do PIB global”, disse. Ele defendeu o fortalecimento do comércio exterior e o incentivo à inovação para fomentar o desenvolvimento mútuo.

Outro tema abordado no fórum foi a ampliação da participação feminina na economia dos países do Brics. Mônica Monteiro, presidente da Aliança Empresarial das Mulheres do bloco, apontou que apenas 15% das empresas com atuação internacional são lideradas por mulheres, citando dificuldades no acesso ao crédito. Ela defendeu linhas de financiamento específicas para ampliar essa participação de forma efetiva.

Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .
Um criador de conteúdo apaixonado por jogos, tecnologia e notícias regionais, atua como redator no portal CenárioMT, onde produz matérias voltadas aos acontecimentos de Mato Grosso e região. Além disso, também é analista de TI e dedica parte do seu tempo livre ao desenvolvimento de jogos (game design), unindo criatividade e conhecimento técnico em seus projetos.