Contraventor e ex-PM vão a julgamento pelo homicídio de Alcebíades Garcia

O caso envolve disputas pelo jogo do bicho e ocorreu durante o Carnaval de 2020 no Rio de Janeiro. A decisão foi confirmada em segunda instância.

Fonte: CenárioMT

Contraventor e ex-PM vão a julgamento pelo homicídio de Alcebíades Garcia
Contraventor e ex-PM vão a julgamento pelo homicídio de Alcebíades Garcia - Foto: Agência Brasil

O Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ) conseguiu, em segunda instância, que Bernardo Bello e o ex-policial Wagner Dantas Alegre sejam julgados pelo Tribunal do Júri pelo homicídio de Alcebíades Paes Garcia, conhecido como Bid.

O crime aconteceu na porta de casa, quando Bid retornava de madrugada dos desfiles do Grupo Especial da Marquês de Sapucaí, no Carnaval de fevereiro de 2020.

[Continua depois da Publicidade]

Alcebíades era irmão do contraventor Waldomiro Paes Garcia, o Maninho, assassinado em 1999, e ocupava posição de destaque no jogo do bicho no Rio de Janeiro, gerando conflitos familiares violentos após sua morte.

Bernardo Bello, casado com Tamara Garcia, filha de Maninho, começou a atuar no jogo do bicho após a morte de seu sogro e do pai dela, Waldemir Paes Garcia, conhecido como seu Miro, ex-presidente da escola de samba Acadêmicos do Salgueiro.

[Continua depois da Publicidade]

Wagner Dantas Alegre, ex-policial militar e assassino de aluguel, agiu ao lado de Fernando Bello no assassinato de Bid, segundo investigações da Delegacia de Homicídios da Capital. Ambos estão foragidos.

A 8ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ) rejeitou os pedidos das defesas de Bernardo Bello e Wagner Alegre, após sustentação oral da procuradora de Justiça do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco).

De acordo com o MPRJ, o homicídio ocorreu dentro de uma disputa sangrenta por pontos do jogo do bicho e máquinas caça-níqueis na cidade.

A denúncia indica que Bernardo Bello ordenou e coordenou o assassinato de Bid, enquanto Wagner Alegre, seu segurança, efetuou os disparos. O crime contou ainda com a participação de seguranças de Bid, que forneceram informações cruciais.

Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .
Gustavo Praiado é jornalista com foco em notícias de agricultura. Com uma sólida formação acadêmica e vasta experiência no setor, Gustavo se destaca na cobertura de temas relacionados ao agronegócio, desde insumos até tendências e desafios do setor. Atualmente, ele contribui com análises e reportagens detalhadas sobre o mercado agrícola, oferecendo informações relevantes para produtores, investidores e demais profissionais da área.