CNU: inscrições para 2025 começam em julho com vagas em 32 órgãos

O Concurso Nacional Unificado abre inscrições em julho com milhares de vagas distribuídas em órgãos federais.

Fonte: CenárioMT

CNU: inscrições para 2025 começam em julho com vagas em 32 órgãos
CNU: inscrições para 2025 começam em julho com vagas em 32 órgãos - Foto: José Cruz

O Concurso Nacional Unificado (CNU) inicia as inscrições para sua segunda edição no dia 2 de julho, com prazo até o dia 20. A taxa única de inscrição será de R$ 70, com vencimento em 21 de julho, conforme informou o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos.

Serão 3.642 vagas distribuídas em 32 órgãos federais, sendo 2.480 para preenchimento imediato e 1.172 para formação de cadastro reserva. As provas objetivas estão marcadas para 5 de outubro, das 13h às 18h, em 228 cidades em todos os estados e no Distrito Federal, buscando garantir acessibilidade e reduzir custos aos candidatos.

Os aprovados nesta etapa ainda farão uma prova discursiva em 7 de dezembro. A previsão é de que a primeira lista de classificados seja divulgada em 30 de janeiro de 2026.

A organização e aplicação das provas ficará a cargo da Fundação Getulio Vargas (FGV). Os cargos serão divididos em nove blocos temáticos, reunindo áreas semelhantes para permitir que o candidato dispute diversas funções com apenas uma inscrição. Durante o cadastro, o participante poderá indicar suas preferências de acordo com sua formação e experiência profissional.