Brasil agradece Argentina por identificação de pianista desaparecido

O governo brasileiro reconheceu o trabalho da Justiça argentina na identificação do músico Francisco Tenório Cerqueira Júnior, desaparecido em 1976.

Fonte: CenárioMT

Brasil agradece Argentina por identificação de pianista desaparecido
Brasil agradece Argentina por identificação de pianista desaparecido - Foto: Argentina

O governo brasileiro agradeceu neste domingo (14) os esforços da Justiça argentina para identificar o pianista Francisco Tenório Cerqueira Júnior, desaparecido após um show em Buenos Aires em março de 1976. A confirmação foi divulgada pelo Ministério das Relações Exteriores.

O músico desapareceu poucos dias antes do golpe militar na Argentina. Ele participava de uma apresentação com Vinícius de Moraes, Toquinho e outros artistas brasileiros e, após o show, deixou o hotel onde estava hospedado e nunca mais foi localizado.

Em nota, o governo brasileiro destacou que a identificação das digitais de Tenório Júnior, realizada em 13 de setembro, é resultado do trabalho da Justiça e da Procuradoria de Crimes contra a Humanidade argentinas, fortalecendo a memória, a verdade e a justiça para as vítimas e seus familiares.

Segundo a Equipe Argentina de Antropologia Forense (EAAF), Francisco Tenório foi morto a tiros e enterrado sem identificação em uma vala comum na periferia de Buenos Aires. O caso, esclarecido após quase 50 anos, foi acompanhado pela Comissão Especial sobre Mortos e Desaparecidos Políticos (CEMDP).