Agricultura é tema central de encontro entre Lula e presidente do Benin

Presidentes discutiram cooperação bilateral e conexão aérea direta entre os países, com foco no desenvolvimento agrícola e técnico.

Fonte: CenárioMT

Agricultura é tema central de encontro entre Lula e presidente do Benin
Agricultura é tema central de encontro entre Lula e presidente do Benin - Foto: CLAUDIO KBENE / PR

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu, nesta quarta-feira (25), o presidente do Benin, Patrice Talon, em uma reunião no Palácio do Planalto, em Brasília. O encontro reforça os laços diplomáticos entre Brasil e Benin, e retoma as conversas iniciadas durante a visita anterior de Talon ao país, em maio de 2023.

Durante a reunião, os líderes trataram do fortalecimento da cooperação bilateral, com ênfase em agricultura e ensino técnico profissionalizante. Ambos também destacaram a importância da criação de uma conexão aérea direta entre os dois países, com o objetivo de facilitar o comércio e impulsionar o turismo, tanto de negócios quanto de lazer.

[Continua depois da Publicidade]

Em declaração pública, Lula destacou a prioridade que seu governo dá ao continente africano e afirmou que será organizada uma missão para avaliar projetos concretos de cooperação com o Benin.

Localizado no Golfo da Guiné, na África Ocidental, o Benin é um país com pouco mais de 10 milhões de habitantes e economia fortemente baseada na agricultura. O francês é o idioma oficial, herança da colonização europeia.

[Continua depois da Publicidade]

Após o encontro no Planalto, o presidente Talon teve reuniões com representantes da Embrapa, Embratur e CNI, no Palácio Itamaraty, aprofundando as possibilidades de parcerias nos setores agrícola, turístico e industrial.

Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .
Um criador de conteúdo apaixonado por jogos, tecnologia e notícias regionais, atua como redator no portal CenárioMT, onde produz matérias voltadas aos acontecimentos de Mato Grosso e região. Além disso, também é analista de TI e dedica parte do seu tempo livre ao desenvolvimento de jogos (game design), unindo criatividade e conhecimento técnico em seus projetos.