Tatu viajando na asa de avião; vídeo

Fonte: CenárioMT

tata av

Vídeo de um tatu viajando na asa de um avião tem ganhado repercussão nas redes sociais nesta semana.

A autoria do vídeo, bem como o local aonde aconteceu o flagrante do tatu na asa do avião, são  desconhecidos.

Nas imagens percebe-se que é um tatu-bola e o animal está agarrado firme, enquanto a aeronave está em procedimento de levantar voo.

Mundo Animal direto no seu WhatsApp!

Acesse o Mundo Animal no WhatsApp e receba conteúdos incríveis sobre animais: curiosidades, vídeos, fotos e muito mais! Explore o mundo selvagem e aprenda com a gente!

Como o tatu foi parar na asa do avião não se sabe. Esperamos que o piloto tenha cancelado o processo e retirado o tatu da asa do avião, evitando um possível acidente aéreo, bem como protegendo a vida do animal.

[Continua depois da Publicidade]

Assista ao vídeo enviado ao CenárioMT por Tayrones Alves, administrador da página Fish Vídeos Brasil, no Instagram.

Tatu-bola é a denominação comum para as espécies de tatu do gênero TolypeutesTolypeutes tricinctus e Tolypeutes matacus, conhecidas respectivamente como tatu-bola-da-caatinga e mataco.

As espécies de tatu do gênero Tolypeutes contam com cerca de 30 cm de comprimento, têm coloração marrom anegrada e, geralmente, três cintas móveis. São os únicos tatus capazes de se enrolar completamente dentro da carapaça, assumindo o formato de bola.

De acordo com a União Internacional para a Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais (IUCN), enquanto o tatu-bola-da-caatinga é uma espécie ameaçada, com estado de conservação vulnerável, o mataco tem um menor risco de ser extinto, com estado de conservação quase-vulnerável.

O tatu-bola-da-caatinga foi anunciado em 16 de setembro de 2012 como mascote da copa do mundo de 2014 com o nome de Fuleco – futebol mais ecologia.

ta 1

A Associação Caatinga, organização não-governamental que atua na conservação do bioma, lançou em 2012 a campanha nacional “Tatu-bola para mascote da Copa do Mundo de 2014”.

Atualmente desenvolve em parceria com a The Nature Conservancy e o grupo de especialistas de Xenarthros da IUCN um projeto de conservação do tatu-bola que pretende reduzir o risco de extinção da espécie.

Se você gostou deste post: Tatu viajando na asa de avião; vai gostar também de ler esta notícia: Taipan do interior a cobra mais venenosa do mundo; veja

Possui experiência em produção textual e, atualmente, dedica-se à redação do CenárioMT produzindo conteúdo sobre a região norte de Mato Grosso.