Nascimento de cobra você já viu? Assista agora

Fonte: CenarioMT

A espécie é nativa da Nova Guiné , de algumas ilhas da Austrália Descrito pela primeira vez por Hermann Schlegel em 1.872, era conhecido por muitos anos como Chondropython viridis.
Foto: reprodução/@Biologo Henrique

Lucas do Rio Verde – MT, 08 de julho de 2022, por João Ricardo. Você já vou o nascimento de uma cobra?

Se a resposta for não, então acompanhe o vídeo abaixo, onde o Biólogo Henrique – O Biólogo das Cobras – mostra o momento do nascimento de uma periquitamboia ou cobra ou cobra papagaio como também é conhecida popularmente.

O píton verde das árvores ( Morelia viridis ) é uma espécie de cobra da família Pythonidae.

Mundo Animal direto no seu WhatsApp!

Acesse o Mundo Animal no WhatsApp e receba conteúdos incríveis sobre animais: curiosidades, vídeos, fotos e muito mais! Explore o mundo selvagem e aprenda com a gente!

A espécie é nativa da Nova Guiné , de algumas ilhas da Austrália Descrito pela primeira vez por Hermann Schlegel em 1.872, era conhecido por muitos anos como Chondropython viridis.

[Continua depois da Publicidade]

Como seu nome comumsugere que é uma cobra verde brilhante que pode atingir um comprimento total (incluindo a cauda) de 2 m (6,6 pés) e um peso de 1,6 kg (3,5 lb), com as fêmeas ligeiramente maiores e mais pesadas que os machos.

Vivendo geralmente em árvores, a píton verde das árvores principalmente caça e come pequenos répteis e mamíferos.

Veja o nascimento de uma delas.

YouTube video

É um animal de estimação popular e muitos na natureza têm sofrido com o contrabando em grande escala de pítons verdes das árvores capturadas na natureza na Indonésia.

Apesar disso, a piton verde é classificada como a menos preocupante na Lista Vermelha da IUCN de espécies ameaçadas de extinção. O naturalista alemão Hermann Schlegel descreveu a píton verde em 1872 como Python viridis , a partir de dois espécimes coletados nas ilhas Aru, na Indonésia. 

Seu compatriota Adolf Bernhard Meyer erigiu o gênero Chondropython (embora reconhecida semelhança com Morelia ) e descreveu a píton verde como Chondropython azureus em 1874, a partir de um espécime coletado em “Kordo”, posteriormente determinado como sendo Korido em Biak Ilha.

Isso foi destruído na Segunda Guerra Mundial. O naturalista francês Henri Émile Sauvage descreveu o pulcher de Chondropythonde um espécime da Ilha Mansinam , Irian Jaya. Por muitos anos, a píton verde-arbórea foi classificada como a única espécie do gênero Chondropython , com o nome binomial C. viridis .

Em 1993, o professor Arnold G. Kluge publicou uma análise filogenética detalhada que descobriu que a píton verde estava aninhada no gênero Morelia e mais intimamente relacionada à píton de escala áspera ( M. carinata )Portanto, tornou-se Morelia viridis.

Dois estudos de DNA mitocondrial e nuclear publicados em 2013 e 2014 apresentaram resultados diferentes, um confirmando a espécie em Morelia , o outro colocando-a como um desdobramento inicial do gênero Python infantilAntaresia .

[Continua depois da Publicidade]

Este último resultado foi considerado anômalo por pesquisadores posteriores. Corallus caninus, conhecido popularmente como araramboia, arauemboia, boa, cobra-papagaio, jiboia-verde, periquitamboia, araboia, boa-arborícola-esmeralda e píton-verde-da-árvore, é uma serpente amazônica de hábitos noturnos, considerada um dos mais exuberantes ofídios.

Pertence à família dos boídeos, é não peçonhenta, com dentição áglifa. Sua medida pode ultrapassar mais de 1,50 metros de comprimento. A espécie possui ainda dorso verde com barras transversais branco-amareladas e região ventral amarela, mas podem ser encontrada na coloração verde ou também com pigmentações pretas.

Pertence à família dos boídeos, é não peçonhenta, com dentição áglifa. Sua medida pode ultrapassar mais de 1,50 metros de comprimento.
Pertence à família dos boídeos, é não peçonhenta, com dentição áglifa. Sua medida pode ultrapassar mais de 1,50 metros de comprimento.

Uma constritora (mata por sufocamento) que passa um grande período de tempo enrolada em troncos de árvores, ela alimenta-se basicamente de roedores, pequenas aves e répteis. São ovovivíparas (os ovos se desenvolvem dentro da mãe). Seus filhotes apresentam uma coloração avermelhada e podem caçar e comer sapos de árvores quase que imediatamente ao nascimento.

Se você gostou deste post: Nascimento de cobra você já viu? Assista agora – vai gostar também de ler esta notícia: Sucuri amarela camufla em meio à vegetação pantaneira; Vídeo

Siga-nos no Facebook Twitter para se manter informado com as notícias de hoje!