Jacaré escala barranco para fugir de enxurrada; vídeos

Fonte: CenárioMT

whatsapp image 2021 12 22 at 15.28.21

Jacaré escala barranco para fugir de enxurrada e populares gravam vídeos.

O jacaré foi flagrado fugindo da enxurrada na tarde desta quarta-feira (22) no município de Várzea Grande (MT), durante uma forte chuva.

De acordo com o portal G1, o registro aconteceu em um córrego que fica ao lado do shopping de Várzea Grande, região metropolitana de Cuiabá, capital mato-grossense.

Em um dos vídeos, o jacaré aparece escalando o barranco para fugir a correnteza.

[Continua depois da Publicidade]

Durante a chuva forte, aumentou consideravelmente o volume de água no local e o animal começou a escalar o barranco para chegar até a calçada de acesso à rua lateral ao shopping, no Bairro Jardim Aeroporto.

Pelas imagens gravadas por pessoas que passavam pelo local é possível ver o esforço do animal para não cair na água, que seguia com forte fluxo, e fosse levado pela correnteza. Ele vai se agarrando às folhagens do barranco.

Em determinado momento, um veículo passa e joga água sobre ele, que quase se desequilibra, mas não cai. Ele consegue subir e fica parado às margens da rua.

Assista:

Após conseguir escalar o barranco e chegar até a calçada, uma mulher que passava pela rua, empurra o jacaré com auxilio de um guarda-chuva.

Assista:

Conheça os jacarés

Jacaré, também chamado aligátor e caimão, são crocodilianos da família Alligatoridae, sendo muito parecidos com os crocodilos, dos quais se distinguem pela cabeça mais curta e larga e pela presença de membranas interdigitais nos polegares das patas traseiras.

Diferenciam-se dos crocodilos ainda com relação à dentição, o quarto dente canino da mandíbula inferior encaixa num furo da mandíbula superior, enquanto que nos crocodilos sobressai para fora, quando têm a boca fechada.

O tamanho de um jacaré pode variar de 1,2 metros (jacaré-anão) até 5,5 metros (jacaré-açu), podendo pesar de seis a seiscentos quilos.

Os jacarés habitam as Américas, tendo desaparecido da Europa no Plioceno. Na América do Norte, ocorre, somente, o gênero Alligator.

[Continua depois da Publicidade]

A jacaretinga apresenta a mais ampla distribuição geográfica entre os crocodilianos (jacarés) do Novo Mundo, ocorrendo desde o sul do México até o norte do Brasil e do Peru.

É uma espécie de porte médio, com machos podendo medir até 2,7 m de comprimento. Muito adaptável, habita qualquer tipo de ambiente associado à água.

Os jacaré são  vorazes predadores da natureza.

WhatsApp Image 2021 11 11 at 10.46.40
Foto: Secom MT

Se você gostou deste post: Jacaré escala barranco para fugir de enxurrada; vai gostar também de ler esta notícia: Incrível flagrante de cobra sucuri no rio; assista;

Siga-nos no Facebook Twitter para se manter informado com as notícias de hoje!

Possui experiência em produção textual e, atualmente, dedica-se à redação do CenárioMT produzindo conteúdo sobre a região norte de Mato Grosso.