Gambá “turista” dá trabalho para bombeiros em Lucas do Rio Verde

Animal silvestre escalou coqueiro em busca de segurança após ser cercado por cães; Corpo de Bombeiros usou escada e cambão para realizar o resgate com sucesso.

Fonte: CenarioMT

WhatsApp Image 2025 06 04 at 14.19.13

Na manhã desta quarta-feira (04), moradores do bairro Amazonas, em Lucas do Rio Verde, acordaram com uma visita inusitada: um possível marsupial — sim, um gambá! — resolveu fazer uma escalada radical em um coqueiro para fugir dos cães da residência. O “acrobata peludo” permaneceu imóvel no alto da árvore, visivelmente assustado e sem saber como descer.

Gambá escalador mobiliza bombeiros em Lucas do Rio Verde

[Continua depois da Publicidade]

Por volta das 8h30, a guarnição do Corpo de Bombeiros foi acionada para resgatar o animal. Com experiência em resgates silvestres, os militares chegaram ao local munidos de uma escada e um cambão — equipamento essencial para capturas seguras.

A operação durou poucos minutos e terminou com sucesso: o gambá foi capturado com todo cuidado e, sem um arranhão sequer, foi devolvido à natureza. Ele foi solto em uma área de mata segura, longe da agitação urbana e dos latidos que o fizeram virar escalador por um dia.

[Continua depois da Publicidade]
Mamíferos marsupiais (possuem um marsúpio, espécie de bolsa em que os filhotes terminam seu desenvolvimento), os gambás pertencem à família Didelphidae
Mamíferos marsupiais (possuem um marsúpio, espécie de bolsa em que os filhotes terminam seu desenvolvimento), os gambás pertencem à família Didelphidae

Segundo os bombeiros, situações como essa são comuns, especialmente nesta época do ano, quando muitos animais silvestres se aproximam de áreas urbanas em busca de abrigo ou alimento. A recomendação é simples: ao avistar um animal silvestre em local inadequado, mantenha distância e acione o Corpo de Bombeiros pelo 193.

A história do “gambá do coqueiro” reforça a importância da convivência harmoniosa com a fauna local e mostra que, às vezes, até os animais precisam de uma ajudinha para voltar para casa.

Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .
Reporter e editor do CenárioMT, possui experiência em produção textual e, atualmente, dedica-se à redação do CenárioMT produzindo conteúdo sobre a região norte de Mato Grosso. Cargo: Repórter, DRT: 0001686-MT