18 C
Lucas do Rio Verde
quarta-feira, 25 maio, 2022
Publicidade
InícioMundo animalFlagrante de porco-do-mato fugindo de correnteza; assista

Flagrante de porco-do-mato fugindo de correnteza; assista

CenarioMT

Flagrante de um porco-do-mato fugindo da correnteza de um rio, após uma enchente, ganhou repercussão nas redes sociais.

O flagrante do porco-do-mato aconteceu na zona rural do município de São Miguel do Araguaia, no estado de Goiás.


--Continua depois da publicidade--

Na primeira parte do vídeo, é possível ver o porco saindo saltitando do meio do rio que está cheio por conta das últimas chuvas que caíram na região.

Em seguida, o porco-do-mato corre em meio a uma rua e busca abrigo no banheiro de um posto de combustível. Assustados, alguns moradores chegam a corre com medo do porco.

Um dos funcionários do local filma de perto o porquinho, que apenas queria um abrigo.

ASSISTA:


--Continua depois da publicidade--

O porco-do-mato

O porco-do-mato ou caititu de nome científico: Pecari tajacuTayassu tajacu ou Dicotyles tajacu) também conhecido por caitatutaititucatetotatetopecari e patira, é um mamífero artiodáctilo, da família dos taiaçuídeos (Tayassuidae) e gênero Dicotyles.

Foi descrito por Lineu, em 1758, inicialmente no gênero Sus; o gênero Dicotyles foi descrito em 1816 por Georges Cuvier. De início, também foram descritas 14 subespécies, baseando-se em dados morfológicos. Entretanto, atuais estudos genéticos não corroboram isso, sugerindo a existência de apenas dois clados, um ocorrendo na América Central e América do Norte, e outro na América do Sul.

Quando adultos, medem de 75 a 100 centímetros de comprimento e aproximadamente 45 centímetros de altura. O peso varia de 14 a 30 quilos. A espécie apresenta uma cauda vestigial e um focinho alongado com disco móvel terminal, patas curtas e delgadas e pés pequenos proporcionalmente ao resto do corpo.

As patas dianteiras possuem quatro dígitos, sendo dois destes funcionais e as traseiras possuem um dos dígitos não funcional. A espécie possui 38 dentes, sendo os caninos superiores os que mais se destacam. A pelagem é longa e áspera, geralmente de tonalidade cinza mesclada de preto, com uma faixa de pelos brancos ao redor do pescoço que dá o aspecto de um colar.

Atualmente, distribuem-se desde o sul dos Estados Unidos, passando por toda América Central e América do Sul a leste dos Andes, até o norte da Argentina.

Em condições naturais, os hábitos alimentares dos porco-do-mato são determinados de acordo com a disponibilidade de alimento. Nas regiões áridas dos Estados Unidos, alimentam-se basicamente de plantas suculentas do gênero Opuntia, já na caatinga brasileira, um amplo bioma xerófito, sua alimentação se compõe de raízes, tubérculos e sementes, visto que a disponibilidade de frutos e folhas depende de um regime de chuvas que pode não existir durante os períodos de secas severas nessa região.

Os porcos-do-mato possuem  a presença de uma glândula odorífera na região dorsal, e por onde passam, deixam um odor típico desses animais.


--Continua depois da publicidade--

Em condições naturais, os hábitos alimentares dos porco-do-mato são determinados de acordo com a disponibilidade de alimento
Em condições naturais, os hábitos alimentares dos porco-do-mato são determinados de acordo com a disponibilidade de alimento. Foto: divulgação.

Se você gostou deste post: Flagrante de porco-do-mato fugindo de correnteza; assista – vai gostar também de ler esta notícia: Fazendeiro dá de cara com manada de porco-do-mato

Siga-nos no Facebook Twitter para se manter informado com as notícias de hoje!

João Ricardohttps://www.cenariomt.com.br
Possui experiência em produção textual e, atualmente, dedica-se à redação do CenárioMT produzindo conteúdo sobre a região norte de Mato Grosso.

Publicidade


Publicidade

Lucas do Rio Verde

Lucas do Rio Verde
Novo reservatório de água deve atender mais de 12 mil moradores
maio 24, 2022
Lucas do Rio Verde
Quarto sorteio de lotes e quadras do Vida Nova II será realizado nesta quarta-feira (25)
maio 24, 2022
Lucas do Rio Verde
Secretaria de Saúde de Lucas do Rio Verde começa a implantar o Programa 5S
maio 24, 2022
Lucas do Rio Verde
Prefeitura presta contas do 1º quadrimestre de 2022 na próxima semana
maio 24, 2022