Corajoso ou imprudente? homem pega cobra coral-verdadeira

Fonte: CenarioMT

Considerada uma das serpentes mais venenosas do território brasileiro, a coral-verdadeira tem um veneno de alta toxicidade que afeta diretamente o sistema nervoso
Considerada uma das serpentes mais venenosas do território brasileiro, a coral-verdadeira tem um veneno de alta toxicidade que afeta diretamente o sistema nervoso

Vídeo que circula nas redes sociais mostra um homem pegando e colocando em seu rosto, uma cobra coral-verdadeira (Micrurus). Essa atitude do homem, pode ser considerada corajosa ou uma atitude imprudente?

Se tratando da cobra coral-verdadeira, pode-se dizer que é imprudente e de muita irresponsabilidade. A cobra coral-verdadeira é uma das mais peçonhentas do Brasil, ou seja, está entre as que possui um dos venenos mais letais, podendo matar um adulto em questão de minutos.

Embora, porém, mortes causadas por essas cobras são menores que mortes causadas por cascavéis ou jararaca, por exemplo. Isso acontece, de acordo com o Biólogo Henrique – O Biólogo das Cobras – pois as corais, apensar do poder letal, é considerada uma cobra dócil e acaba mordendo uma pessoa em caso acidental, quando alguém pisa nela ou pega a cobra sem auxilio de equipamentos de segurança.

No vídeo publicado em sua página no Instagram, Henrique Abrahão comenta sobre a ação irresponsável, a qual o homem colocou sua vida em perigo.

[Continua depois da Publicidade]

Biólogo comenta sobre vídeo em que homem pega cobra coral-verdadeira

Perigosa, porém, tímida: conheça mais sobra a coral-verdadeira

Perigosa por possuir uma das peçonhas mais tóxicas, entre as serpentes brasileiras, a cobra coral-verdadeira é considerada uma cobra tímida e não sai atacando pessoas a todo instante.

São cobras que vivem, em grande parte do tempo, escondida entre a vegetação rasteira ou buracos.

A peçonha da cobra coral-verdadeira é denominada neurotóxica, ou seja, uma vez injetada no organismo humano, por exemplo, a toxina neutraliza o sistema nervoso, principalmente o diafragma, órgão responsável pelo funcionamento dos pulmões.

Se uma pessoa é picada, os primeiros sintomas são dormência no local, visão turva e dificuldade na fala. Além disso, o veneno começa a afetar aos poucos, o sistema nervoso e paralisando órgãos importantes.

A coral-verdadeira se diferencia de outras cobras pelas suas cores características, que intercalam, geralmente, entre preto, vermelho e branco. A função de tal coloração é para alertar os predadores que se trata de uma cobra perigosa.

As corais são noturnas e vivem sob folhas, galhos, pedras, buracos ou dentro de troncos em decomposição
Coral-verdadeira (Micrurus lemniscatus) é cobra peçonhenta que ocorre no Brasil — Foto: Renato Gaiga

Outra curiosidade bem conhecida é que a coral-verdadeira tem diversas sósias, as corais-falsas. Essas serpentes, que não são perigosas, mimetizam as características físicas das corais-verdadeiras para afastar possíveis predadores.

Se encontrar uma possível coral, não tente diferenciá-las! Afaste-se do local o mais rápido possível. Se estiver em ambiente urbano, avise as autoridades responsáveis. Caso seja picado por uma coral-verdadeira, busque atendimento médico imediatamente. O tratamento da picada é feito com a administração do soro antielapídico, fabricado no Instituto Butantan.

Se você gostou deste post: Corajoso ou imprudente? homem pega cobra coral-verdadeira – vai gostar também de ler esta notícia: Pescadores ficam frente a frente com onça pintada; VEJA

Siga-nos no Facebook Twitter para se manter informado com as notícias de hoje!

Possui experiência em produção textual e, atualmente, dedica-se à redação do CenárioMT produzindo conteúdo sobre a região norte de Mato Grosso.