Corajoso ou imprudente? homem pega cobra coral-verdadeira

Fonte: CenarioMT

Considerada uma das serpentes mais venenosas do território brasileiro, a coral-verdadeira tem um veneno de alta toxicidade que afeta diretamente o sistema nervoso
Considerada uma das serpentes mais venenosas do território brasileiro, a coral-verdadeira tem um veneno de alta toxicidade que afeta diretamente o sistema nervoso

Vídeo que circula nas redes sociais mostra um homem pegando e colocando em seu rosto, uma cobra coral-verdadeira (Micrurus). Essa atitude do homem, pode ser considerada corajosa ou uma atitude imprudente?

Se tratando da cobra coral-verdadeira, pode-se dizer que é imprudente e de muita irresponsabilidade. A cobra coral-verdadeira é uma das mais peçonhentas do Brasil, ou seja, está entre as que possui um dos venenos mais letais, podendo matar um adulto em questão de minutos.

[Continua depois da Publicidade]

Embora, porém, mortes causadas por essas cobras são menores que mortes causadas por cascavéis ou jararaca, por exemplo. Isso acontece, de acordo com o Biólogo Henrique – O Biólogo das Cobras – pois as corais, apensar do poder letal, é considerada uma cobra dócil e acaba mordendo uma pessoa em caso acidental, quando alguém pisa nela ou pega a cobra sem auxilio de equipamentos de segurança.

No vídeo publicado em sua página no Instagram, Henrique Abrahão comenta sobre a ação irresponsável, a qual o homem colocou sua vida em perigo.

[Continua depois da Publicidade]

Biólogo comenta sobre vídeo em que homem pega cobra coral-verdadeira

Perigosa, porém, tímida: conheça mais sobra a coral-verdadeira

Perigosa por possuir uma das peçonhas mais tóxicas, entre as serpentes brasileiras, a cobra coral-verdadeira é considerada uma cobra tímida e não sai atacando pessoas a todo instante.

São cobras que vivem, em grande parte do tempo, escondida entre a vegetação rasteira ou buracos.

A peçonha da cobra coral-verdadeira é denominada neurotóxica, ou seja, uma vez injetada no organismo humano, por exemplo, a toxina neutraliza o sistema nervoso, principalmente o diafragma, órgão responsável pelo funcionamento dos pulmões.

Se uma pessoa é picada, os primeiros sintomas são dormência no local, visão turva e dificuldade na fala. Além disso, o veneno começa a afetar aos poucos, o sistema nervoso e paralisando órgãos importantes.

A coral-verdadeira se diferencia de outras cobras pelas suas cores características, que intercalam, geralmente, entre preto, vermelho e branco. A função de tal coloração é para alertar os predadores que se trata de uma cobra perigosa.

As corais são noturnas e vivem sob folhas, galhos, pedras, buracos ou dentro de troncos em decomposição
Coral-verdadeira (Micrurus lemniscatus) é cobra peçonhenta que ocorre no Brasil — Foto: Renato Gaiga

Outra curiosidade bem conhecida é que a coral-verdadeira tem diversas sósias, as corais-falsas. Essas serpentes, que não são perigosas, mimetizam as características físicas das corais-verdadeiras para afastar possíveis predadores.

Se encontrar uma possível coral, não tente diferenciá-las! Afaste-se do local o mais rápido possível. Se estiver em ambiente urbano, avise as autoridades responsáveis. Caso seja picado por uma coral-verdadeira, busque atendimento médico imediatamente. O tratamento da picada é feito com a administração do soro antielapídico, fabricado no Instituto Butantan.

Se você gostou deste post: Corajoso ou imprudente? homem pega cobra coral-verdadeira – vai gostar também de ler esta notícia: Pescadores ficam frente a frente com onça pintada; VEJA

Siga-nos no Facebook Twitter para se manter informado com as notícias de hoje!

Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .
Reporter e editor do CenárioMT, possui experiência em produção textual e, atualmente, dedica-se à redação do CenárioMT produzindo conteúdo sobre a região norte de Mato Grosso. Cargo: Repórter, DRT: 0001686-MT