Conheça a naja negra que cospe veneno; VÍDEO

Fonte: CenarioMT

Esta serpente de grandes dimensões, que pode ultrapassar os dois metros de comprimento.
Esta serpente de grandes dimensões, que pode ultrapassar os dois metros de comprimento.

Em vídeo publicado em seu canal no YouTube, o Biólogo Henrique Abrahão – O Biólogo das Cobras – apresenta a naja negra, também conhecida por cobra-cuspideira.

Trata-se de uma cobra muito venenosa. De acordo com Abrahão, se a naja espirrar seu veneno e acertar o olho de uma pessoa, pode a deixar cega momentaneamente.

Além disso, ela pode fazer até 50 espirros de peçonha sequencialmente e ainda possui veneno para inocular em sua presa.

[-Patrocinado-]

Naja negra espirrando peçonha

YouTube video

[Continua depois da Publicidade]

A Naja

Naja nigricollis, comummente conhecida como cobra-cuspideira, é uma espécie de serpente venenosa, da família Elapidae.

Esta espécie é natural do continente africano, podendo ser encontrada em Angola, no Benim, na Burkina Faso, nos Camarões, na República Centro-Africana, no Chade, na República Democrática do Congo, no Congo, na Etiópia, no Gabão, na Gâmbia, no Gana, na Guiné-Bissau, na Guiné, na Costa do Marfim, no Quênia, na Libéria, no Mali, na Mauritânia, na Namíbia, no Níger, na Nigéria, no Senegal, na Serra Leoa, no Sudão, na Tanzânia, na Somália, no Togo, no Uganda e na Zâmbia.

Esta serpente de grandes dimensões, que pode ultrapassar os dois metros de comprimento, destaca-se pela coloração escura e pelo potente veneno que produz. O veneno da cobra-cuspideira é neurotóxico, sendo capaz de paralisar e interromper a comunicação entre os nervos e os músculos.

À guisa do que sucede com as demais cobras peçonhentas, dentro das presas ocas desta serpente há um canal que é usado para injetar o veneno. Porém o sulco das presas cria um ângulo de 90º, de maneira que, quando a cobra-cuspideira pressiona as glândulas que segregam o veneno, este esguicha lhe por entre os dentes, tendo como alvo habitual as mucosas dos predadores.

Graças à sua grande capacidade de produzir veneno, a cobra-cuspideira é capaz de esguichar entre 40 a 50 vezes seguidas e ainda de desferir uma picada
Graças à sua grande capacidade de produzir veneno, a cobra-cuspideira é capaz de esguichar entre 40 a 50 vezes seguidas e ainda de desferir uma picada. Foto: Luca Boldrin/flickr.com

Graças à sua grande capacidade de produzir veneno, a cobra-cuspideira é capaz de esguichar entre 40 a 50 vezes seguidas e ainda de desferir uma picada.

Se você gostou deste post: Conheça a naja negra que cospe veneno; VÍDEO  – vai gostar também de ler esta notícia: Casal acorda e encontra cobra venenosa em cima da cama.

Siga-nos no Facebook Twitter para se manter informado com as notícias de hoje!

Possui experiência em produção textual e, atualmente, dedica-se à redação do CenárioMT produzindo conteúdo sobre a região norte de Mato Grosso.