Cobra sucuri regurgita ganso minutos depois de preda-lo

Fonte: CenarioMT

Eunectes murinus, vulgarmente conhecida como sucuri, sucuriú, sucuriju, sucuruju, sucurijuba, sucurujuba, boiaçu, boiguaçu, boiuçu, boioçu, boiçu, boiuna, boitiapoia, arigboia, anaconda e viborão,[1] é a maior e mais conhecida das espécies existentes de sucuri
Eunectes murinus, vulgarmente conhecida como sucuri e anaconda é a maior e mais conhecida das espécies existentes de sucuri.

Vídeo que circula nas redes sociais mostra o momento em que uma cobra sucuri regurgita um ganso, minutos depois de tê-lo pedrado.

O vídeo da sucuri teria sido gravado no interior do estado de Goiás e mostra o momento em que a anaconda regurgita o ganso, sentindo-se ameaçada pelo fato de um dos homens que estava na no local, estar segurando seu rabo.

O processo de regurgitação é mecanismo de defesa da sucuri, cujo objetivo é dar-lhe mobilidade suficiente para fugir de situações que a coloque em risco. Porém, é um processo que pode machuca-la, tendo em vista que a maioria dos animais que elas devoram, possuem cascos.

Mundo Animal direto no seu WhatsApp!

Acesse o Mundo Animal no WhatsApp e receba conteúdos incríveis sobre animais: curiosidades, vídeos, fotos e muito mais! Explore o mundo selvagem e aprenda com a gente!

Ao por a presa par fora, os casos ou até mesmo ossos, acabam que por ferir o sistema digestivo das cobras.

[Continua depois da Publicidade]

Veja o momento em que a sucuri é flagrada com o ganso

Saiba mais sobre a cobra sucuri

A sucuri é uma cobra da família Boidae, pertencente ao gênero Eunectes e sua distribuição geográfica é restrita à América do Sul.

Até o momento são conhecidas quatro espécies de sucuri ─ Eunectes notaeus, Eunectes murinus, Eunectes deschauenseei e Eunectes beniensis ─ sendo as três primeiras com ocorrência no Brasil e a última ocorrente na Bolívia.

A Eunectes murinus é a maior cobra do continente americano, chegando a medir até 11 metros e 60 centímetros, e a segunda maior a nível mundial, perdendo em tamanho apenas para a cobra píton (Python reticulatus) do sudeste Asiático.

O ser humano é o maior responsável pela morte deste réptil devido ao medo que sentem desta cobra e devido também ao interesse pela pele da sucuri que no comércio internacional é bastante valiosa para o mercado da moda
O ser humano é o maior responsável pela morte deste réptil devido ao medo que sentem desta cobra e devido também ao interesse pela pele da sucuri que no comércio internacional é bastante valiosa para o mercado da moda

A cor das diferentes espécies de sucuri varia conforme a espécie. A Eunectes murinus possui um colorido de fundo que varia da verde oliva a preta, com pares de ocelos escuros em cada lado do dorso, e o ventre é amarelo, com manchas muito irregulares.

É mais frequente o seu avistamento em ambientes da Amazônia e do Cerrado onde o padrão de coloração da sua pele ajuda na camuflagem.

Já a espécie Eunectes notaeus que possui um porte menor tem um colorido de fundo mais amarelo e ao longo de todo o corpo e cauda existem manchas pretas que atravessam o dorso de um lado ao outro, em forma de sela. São encontradas em áreas que inundam anualmente, como a região do Pantanal, no Brasil.

A estratégia utilizada para caçar é a da espreita seguida do bote. As sucuris não são venenosas, pois não possuem dentes inoculadores de veneno, mas sua mordida é forte o bastante para atordoar sua presa que rapidamente é envolvida pela musculatura forte e robusta da serpente.

O Ganso

Ganso é um nome comum para diversas espécies de aves aquáticas da família Anatidae. Esse grupo compreende aos gêneros Anser e Branta. Algumas outras aves, como as Tadornas, tem a palavra “ganso” em seus nomes. Seus parentes mais próximos são os cisnes (maiores que os gansos verdadeiros) e os patos (menores).

A grande variedade de espécies passou pelo experimento da domesticação, porém, em maior escala, o Ganso-bravo(Anser anser) deu origem às raças da Europa. O Ganso-africano(Anser cygnoides) também tem uma longa história de domesticação, principalmente na Ásia. Portanto, todas as raças conhecidas de ganso-doméstico são provenientes dessas duas espécies.

A grande variedade de espécies passou pelo experimento da domesticação, porém, em maior escala, o Ganso-bravo(Anser anser) deu origem às raças da Europa
A grande variedade de espécies passou pelo experimento da domesticação, porém, em maior escala, o Ganso-bravo(Anser anser) deu origem às raças da Europa. Foto: reprodução/Internet (Ganso-canadense)

Essa domesticação ocorreu há cerca de 4 mil anos, no Egito. Em cativeiro essas aves podem viver até 50 anos e sua criação se dá por diversos motivos: como animal de estimação, produção de penas para ornamentação e travesseiros, como alimento e também como animais de guarda, pois emitem chamadas estridentes quando percebem estranhos em seu lugar de moradia.

[Continua depois da Publicidade]

A partir da domesticação, surgiram muitas raças de ganso doméstico. Algumas delas podem chegar a pesar até 10kg

Se você gostou deste post: Rainha do Pantanal, a onça-pintada em ação; VÍDEO  – vai gostar também de ler esta notícia: INÉDITO; namoro de cobra muçurana termina mau

Siga-nos no Facebook Twitter para se manter informado com as notícias de hoje!

Possui experiência em produção textual e, atualmente, dedica-se à redação do CenárioMT produzindo conteúdo sobre a região norte de Mato Grosso.