27.3 C
Lucas do Rio Verde
segunda-feira, 04 julho, 2022
Publicidade
InícioMundo animalCobrasCobra jiboia é resgatada por homem com as próprias mãos; ASSISTA

Cobra jiboia é resgatada por homem com as próprias mãos; ASSISTA

Texto por CenárioMT

Lucas do Rio Verde – MT, 24 de junho de 2022, por João Ricardo. Um homem resgatou uma cobra jiboia com as próprias mãos para que a serpente não fosse atropelada em meio a uma via.

O resgate da cobra aconteceu no sábado, dia 18 de junho, no parque de Goiânia, em Goiás (GO).


--Continua depois da publicidade--

No vídeo, o homem aparece com a cobra jiboia em suas mãos e a leva para um córrego, onde a solta.

De acordo com o portal G1, a cobra já havia sido vista outras vezes nas proximidades de onde foi capturada.

Um dos moradores contou que, pelo grande risco da cobra ser atropelada na avenida, que é muito movimentada, o homem a pegou e resolveu levá-la para uma área segura.

Embora não seja peçonhenta, ou seja, sem veneno, a cobra jiboia pode dar bote e causar ferimentos na pessoa. Por isso, a orientação é acionar especialistas para fazer o resgate do animal.


--Continua depois da publicidade--

A JIBOIA

jiboia-constritora (Boa constrictor), ou simplesmente jiboia, é uma espécie de serpente grande e não peçonhenta que é frequentemente mantida e reproduzida em cativeiro. A jiboia é membro da família Boidae e encontrada em regiões tropicais da América do Norte, Central e do Sul, assim como em algumas ilhas no Caribe. Nove subespécies são atualmente reconhecidas, embora algumas sejam controversas.

No Brasil, existem duas subespécies: a Boa constrictor constrictor (Forcart, 1960) e a Boa constrictor amarali (Stull, 1932). A primeira é amarelada, de hábitos mais pacíficos e própria da região amazônica e do nordeste. Pode chegar a um tamanho adulto de até 4 metros, embora raramente atinja essa marca. A segunda, jiboia-amarali, pode ser encontrada mais ao sul e sudeste e algumas vezes em regiões mais centrais do país. Pode chegar a um tamanho adulto de 2 metros.

É basicamente um animal com hábitos noturnos (o que é verificável por possuir olhos com pupila vertical), ainda que também tenha atividade diurna.

“É considerado um animal viviparo porque os filhotes já nascem vivos e totalmente formados, prontos para seguir a vida. O termo ‘ovoviviparo’ caiu em validade e desuso para reprodução em répteis, com artigos publicados desde 1993 e publicado em livros desde 2011”, relatou ao CenárioMT, a Bióloga Herpetóloga – Samara Vieira – do Intituto Butantan.

“Durante toda a gestação os embriões recebem nutrientes do vitelo que é formardo junto ao ovocito da mãe, antes de ser fecundado. Então conforme se desenvolvem, recebem nutrientes desse vitelo, mas também tem trocas gasosas e de água com a mãe durante toda a gestação, pelo fato do embrião estar envolto por uma membrana placentária. Não ocorre a incubação de um ovo separado do corpo da mãe. Claro que essa troca materna é diferente de mamífero, onde a mãe tem que se alimentar bem durante a gestação, pra passar pro filhote. No caso das cobras, elas tem que estar alimentadas antes de gerar.”, acrescentou Vieira.

É considerado um animal vivíparo porque, no final da gestação, o embrião recebe os nutrientes necessários do sangue da mãe
Foto: divulgação

É muito perseguida por caçadores e traficantes de animais, pois tem um valor comercial alto como animal de estimação, além de sua pele poder ser usada na confecção de artefatos de couro. Uma jiboia nascida em cativeiro credenciado pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) pode custar de 1 050 a 6 000 reais, às vezes mais, de acordo com sua coloração.

Existe um mercado negro de animais silvestres no Brasil, pois as leis dificultam sua criação em cativeiro, apesar do baixo risco de acidentes envolvidos na criação deste animal. O IBAMA suspendeu a licença para venda de jiboias no Estado de São Paulo, apesar de os estudos internacionais demonstrarem que o comércio regulamentado é a maneira mais eficiente de se combater o tráfico de animais exóticos. (Fonte: Wikipédia)

Se você gostou deste post: Homem resgata cobra jiboia com as mãos; ASSISTA  – vai gostar também de ler esta notícia: Flagrante de briga de duas cobras cascavéis; ASSISTA


--Continua depois da publicidade--

Siga-nos no Facebook Twitter para se manter informado com as notícias de hoje!

João Ricardo
João Ricardohttps://www.cenariomt.com.br
Possui experiência em produção textual e, atualmente, dedica-se à redação do CenárioMT produzindo conteúdo sobre a região norte de Mato Grosso.

Publicidade


Publicidade

Lucas do Rio Verde

TECNOLOGIA
Público prestigia inauguração de centro de distribuição de sementes em Lucas do Rio Verde
julho 04, 2022
Lucas do Rio Verde
Obra da escola do Parque das Emas segue em ritmo acelerado
julho 03, 2022
Lucas do Rio Verde
Campeonato Municipal de Futebol 7 entra na fase final
julho 03, 2022
CLASSIFICAÇÃO INÉDITA
Grupo Santos goleia em noite inspirada de Leozinho e garante vaga nas semifinais da Copa do Brasil
julho 03, 2022