Banhistas avistam tubarão em faixa de areia; vídeo

Fonte: CenarioMT

banhistas avistam tubarao em faixa de areia video 1107001

Banhistas avistaram um tubarão em faixa de areia em uma praia de Saquarema, no Rio de Janeiro (RJ).

A visita do tubarão aconteceu na manhã desta sexta-feira (28) e chamou a atenção dos banhistas, que fizeram o registro.

De acordo com o portal G1, a Prefeitura de Saquarema, informou que não há informações sobre a espécie do tubarão nem sobre o motivo dele ter aparecido tão próximo da faixa de areia.

O animal foi visto primeiro na Praia do Boqueirão e foi para a Praia da Vila, por volta das 10h30.

[Continua depois da Publicidade]

Socorristas orientaram os banhistas a deixarem a praia. Os profissionais acompanharam o percurso do tubarão. O animal fez visita ainda, nas praias da Barrinha e Itaúna.

ASSISTA:

Tubarão

Tubarão ou cação é um tipo de peixe de esqueleto cartilaginoso e um corpo hidrodinâmico (com exceção dos Squatiniformes, Hexanchiformes e Orectolobiformes) pertencente à superordem Selachimorpha. Os primeiros tubarões conhecidos viveram há aproximadamente 400 milhões de anos.

Os tubarões se diversificaram em aproximadamente 375 espécies (no Brasil são conhecidas 88), variando em tamanho desde o menor, o tubarão-lanterna anão, Etmopterus perryi, uma espécie de no máximo 21 centímetros de comprimento, ao tubarão-baleia, Rhincodon typus, o maior, que atinge cerca de 12 metros e que se alimenta por filtragem apenas de plâncton, lulas e pequenos peixes.

Geralmente não vivem em água doce, com algumas exceções, como o tubarão-cabeça-chata e o tubarão de água doce, que podem viver tanto em água salgada como água doce.

Respiram através de cinco ou sete fendas branquiais e possuem uma cobertura de escamas placoides, que protegem sua pele dos danos e dos parasitas, e melhoram a sua hidrodinâmica, permitindo que o tubarão se mova mais rápido. Eles também possuem vários conjuntos de dentes substituíveis.

Geralmente os tubarões não vivem em água doce, com algumas exceções, como o tubarão-cabeça-chata e o tubarão de água doce, que podem viver tanto em água salgada como água doce.
Mergulhador passa apuros com tubarão. Foto: divulgação – Internet.

As espécies mais conhecidas são o tubarão-branco, o tubarão-tigre, o tubarão-azul, o tubarão-mako e o tubarão-martelo. São superpredadores, no topo da cadeia alimentar subaquática. No entanto, sua sobrevivência está sob séria ameaça por causa da pesca e outras atividades humanas.

Se você gostou deste post: Banhistas avista tubarão em faixa de areia; vídeo  – vai gostar também de ler esta notícia: Cobra-rei fazendo um lanchinho; assista

Siga-nos no Facebook Twitter para se manter informado com as notícias de hoje!

Possui experiência em produção textual e, atualmente, dedica-se à redação do CenárioMT produzindo conteúdo sobre a região norte de Mato Grosso.