Vacinação contra Covid-19 em Sinop atende 155 idosos em primeiro dia de ação

Fonte: CENÁRIOMT

fotos bancoimagens 7000

O levantamento feito pela Secretaria de Saúde de Sinop aponta que 155 idosos entre 85 a 89 anos foram vacinados contra Covid-19 durante o primeiro dia de campanha, que segue até amanhã, sexta-feira (05). Os cadastros ainda estão sendo lançados no sistema do Ministério da Saúde.

Sem registros de contratempos, o Centro Integrado de Atendimento (CIA) Jacarandás e a Unidade Básica de Saúde do bairro Jardim das Palmeiras foram os locais mais procurados pelos idosos, registrando 69 e 42 atendimentos respectivamente.

A vacinação, referente a primeira das duas doses obrigatórias, está sendo realizada em quatro locais estratégicos. Nas UBS’s Palmeiras, Primaveras e José Ramos Pereira (Maria Vindilina II), os atendimentos ocorrem das 7h às 11h e das 13h às 17h.

Já no CIA Jacarandás, a imunização é realizada das 12h às 18h. Nestas unidades, as vacinas de rotina estão suspensas nos horários citados enquanto a campanha de vacinação contra Covid-19 ocorre.

[Continua depois da Publicidade]

É obrigatória a apresentação de algum documento oficial com foto, cartão de vacinação e cartão SUS com endereço atualizado. Em caso de idosos acamados ou com dificuldades de locomoção, o familiar deverá procurar uma unidade de saúde e fazer o pré-cadastro para atendimento domiciliar posterior.

Recomendações:
Apesar de já ter iniciado a vacinação, ainda é importante adotar as medidas de biossegurança preconizadas pelo Ministério da Saúde, sendo:
– Lavar as mãos frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos. Se não houver água e sabão, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool;
– Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas;
– Evitar contato próximo com pessoas doentes;
– Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo;
– Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência.
– Manter o distanciamento social.