TJ alerta sobre o chamado golpe da falsa fiança em Mato Grosso

Já há registros de vítimas em cinco cidades mato-grossenses. Golpistas utilizam ligações telefônicas ou troca de mensagens via WhatsApp

Fonte: CenárioMT

tj alerta sobre o chamado golpe da falsa fianca em mato grosso 1082701

Moradores de cinco cidades de Mato Grosso foram vítimas de um novo golpe aplicado por meio do aplicativo de mensagem instantânea WhatsApp ou por ligações telefônicas. Os golpistas se passam por membros do Poder Judiciário e acabam fazendo vítimas com o chamado golpe da falsa fiança.

Esta semana, o Tribunal de Justiça de Mato Grosso lançou um alerta à população a respeito do golpe.

De acordo com a assessoria do TJMT, nos casos relatados, os golpistas mantêm contato com familiares de pessoas que por algum motivo foram detidas. Eles se identificam como juízes, promotores, oficiais de justiça ou delegados para tentar dar credibilidade à ação. No perfil do WhatsApp, o golpista usa a logomarca do TJMT, para dar mais veracidade junto às vítimas.

“Solicitam o pagamento de uma fiança para providenciar a soltura do custodiado, repassando dados de conta bancária para a realização do pagamento da suposta fiança”, explica a coordenadora Militar do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, Coronel PM Jane de Sousa Melo.

[Continua depois da Publicidade]

Conforme o TJMT, o golpe já foi detectado nas cidades de Confresa, Rosário Oeste, Araputanga, Tangará da Serra e Cuiabá.

O Poder Judiciário pede que as pessoas fiquem alerta. O Judiciário pede ou exige pagamento de fiança por aplicativos de mensagens ou telefone. Todos os procedimentos relativos ao processo judicial são realizados somente via PJe (Processo Judicial Eletrônico).

“Orientamos as vítimas que não realizem qualquer pagamento de fiança exigida por mensagens via aplicativos. Toda ocorrência desta natureza deverá ser informada de imediato e registrado boletim de ocorrência em uma delegacia mais próxima”, finaliza a coronel PM.

É formado em Jornalismo. Possui experiência em produção textual e, atualmente, dedica-se à redação do CenárioMT produzindo conteúdo sobre política, economia e esporte regional.