Hoje, “A Capital Nacional do Agronegócio” (título reconhecido pela Lei Federal 12.724 de 16 de outubro de 2012), localizada no médio-norte do Estado, produz commodities como soja, milho e algodão, com estimativa de produção – em toneladas – para a safra 20/21, de 2,1 milhões, 3,5 milhões e 167 mil, respectivamente, segundo estimativa do do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea).

São 600 mil hectares de área produtiva que, o prefeito Ari Lafin, lembra “estão localizados no coração do Mato Grosso; somos a cidade brasileira com a maior produção agrícola”.

A vinda da ministra foi confirmada após convite realizado em maio pelo prefeito Ari Lafin e o secretário municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Marcelo Lincoln. “Amanhã será uma oportunidade para demonstrarmos o trabalho realizado com muito respeito ao meio ambiente por nossos agricultores, quer sejam grandes, médios ou pequenos, integrantes da rede da agricultura familiar”, diz Ari. “Esse evento mostra, mais uma vez, a importância de Sorriso para a economia do país, somos gratos, pois temos aqui produtores conscientes, que contribuem com o crescimento econômico e respeitam o meio ambiente”, acrescenta.

Lincoln destaca ainda que “esse é um momento especial para discutirmos assuntos pertinentes ao agronegócio, e à agricultura familiar, assim como a preservação do meio ambiente”. Além da ministra, o evento contará com a presença de diversas lideranças políticas do Estado e representantes das instituições ligadas ao agronegócio.

Em 2012, o ex-ministro de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Mendes Ribeiro, participou do lançamento da safra 2012/2013; em 2014 o então ministro, Neri Geller, participou do lançamento.

Dados da produção 

A soja é considerada um dos produtos mais importantes na economia mundial. Em 2020, conforme dados da Embrapa, o Brasil alcançou o ranking de maior produtor de soja do mundo, com mais de 130 milhões de toneladas produzidas.

Em Mato Grosso, a participação da soja na economia é ainda maior, sendo uma das principais forças motrizes do desenvolvimento mato-grossense. O estado é o maior produtor de soja do país, produzindo cerca de 35 milhões de toneladas por safra.

O lançamento do plantio da safra 21/22 será amanhã (28), às 11 horas, no Parque Tecnológico de Sorriso (km 4 da MT-242).

Agenda da ministra

Antes de participar do lançamento, marcado para as 11 horas, a ministra participará da inauguração de uma empresa de biocombustíveis às 9h30.