Será?! Mato Grosso se prepara para a “glacial” frente fria

Fonte: CENÁRIOMT

Mato Grosso se prepara para a "glacial" frente fria
Mato Grosso se prepara para a "glacial" frente fria

Prepare-se, Mato Grosso! Nesta sexta-feira (24), uma frente fria vai dar uma pausa no calorão que estamos acostumados e promete ser a mais intensa do ano até agora. As regiões Sul e Oeste do Estado, incluindo Cuiabá e Chapada dos Guimarães, já estão se preparando para temperaturas que só vemos uma vez por ano… ou talvez nunca!

O grande destaque desta frente fria é tanto a sua duração quanto as temperaturas que farão os cuiabanos duvidarem que estão na capital do sol escaldante. Segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), o frio vai persistir até pelo menos quarta-feira (29), com mínimas previstas de 13°C em Cuiabá e 10°C em Chapada dos Guimarães. Pode ser uma boa ideia tirar aquela jaqueta do fundo do armário (sim, aquela que você usou na última viagem ao Sul do Brasil).

Embora a máxima para esta sexta-feira tenha sido de 34°C (quase um verão europeu!), a mudança climática começará a dar as caras ao longo da tarde e noite. O sábado (25) já deve amanhecer com uma mínima de 16°C em Cuiabá. Em Chapada dos Guimarães, onde a máxima desta sexta deve ser de 32°C, a manhã de sábado começa com 15°C. Pode parecer um refresco, mas para os mato-grossenses, é quase uma era glacial!

Outras cidades também vão sentir o friozinho. Na quarta-feira (29), Poconé deve registrar 10°C, Tangará da Serra 9°C e Alto Taquari pode até bater os 8°C. Na quinta-feira (30), feriado de Corpus Christi, a massa de ar polar começará a perder força e as temperaturas voltarão aos confortáveis 30°C que todos conhecemos e (não) amamos.

De acordo com a projeção do Climatempo, a frente fria avança do Sul do Brasil e do centro do continente, atingindo boa parte do estado. Semana passada, duas frentes frias mais tímidas já deram uma palinha do que estava por vir e fizeram a temperatura cair um pouco.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
Redatora do portal CenárioMT, escreve diariamente as principais notícias que movimentam o cotidiano das cidades de Mato Grosso. Já trabalhou em Rádio Jornal (site e redação).