A Mato Grosso sediou nesta quinta-feira (26), em Cuiabá, o IV Seminário “Ações Direcionadas à Pessoa Idosa com foco na Prevenção e Conscientização do Combate à Violência Contra Idosos”, promovido pela Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc) e o Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa (Cededipi-MT).
Realizado na Câmara dos Dirigentes Lojistas da capital, o evento integrou as atividades do Junho Violeta, campanha internacional dedicada à conscientização e enfrentamento da violência contra idosos. O objetivo central foi fomentar o debate público e a reflexão sobre medidas eficazes de proteção e respeito à dignidade da terceira idade.
Durante a programação, palestras e debates abordaram os principais desafios vivenciados por pessoas idosas no cotidiano, com foco na criação de políticas públicas voltadas à sua segurança e bem-estar. O secretário adjunto de Direitos Humanos da Setasc, Kennedy Dias, ressaltou a importância do tema ao lembrar que “todos têm um idoso em casa ou na família, e é essencial garantir atenção e cuidado”.
Já a secretária executiva do Cededipi-MT, Tamiris Magalhães, destacou que o seminário atua como um instrumento de alerta e orientação sobre os direitos da pessoa idosa, reforçando o papel da sociedade na denúncia e prevenção de qualquer forma de abuso ou negligência.
Com participação ativa de órgãos públicos e representantes da sociedade civil, o seminário reforçou o compromisso institucional com a valorização e proteção dos idosos em Mato Grosso.