Seduc divulga classificados da primeira etapa do SuperChef da Educação 2025

Cinco receitas por Diretoria Regional de Educação avançam para a próxima fase do concurso estadual.

Fonte: CenárioMT

Seduc divulga classificados da primeira etapa do SuperChef da Educação 2025
Seduc divulga classificados da primeira etapa do SuperChef da Educação 2025 - Foto: SEDUC

A Secretaria de Estado de Educação (Seduc) divulgou nesta segunda-feira (16) o resultado da primeira etapa da 3ª edição do concurso “SuperChef da Educação – Melhores Receitas 2025”.

Foram selecionadas cinco receitas por Diretoria Regional de Educação (DRE), com base nas maiores pontuações obtidas na fase inicial.

As 350 receitas participantes foram avaliadas por nutricionistas da Coordenadoria de Alimentação Escolar da Seduc. A análise seguiu critérios definidos em edital, como uso de alimentos in natura ou minimamente processados, produtos da agricultura familiar, criatividade e viabilidade de implementação no Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).

A votação da segunda etapa será aberta na próxima quarta-feira (18), no site oficial do concurso, e poderá ser realizada apenas por estudantes e servidores da Rede Estadual que utilizam e-mails com o domínio @edu.mt.gov.br.

“A fase inicial foi desafiadora para nossa equipe de nutricionistas. Elas avaliaram cada receita com base em critérios rigorosos”, destacou Luana Leão, da Coordenadoria de Alimentação Escolar da Seduc.

Segundo ela, o concurso tem se destacado pela diversidade alimentar, com presença de ingredientes típicos de várias regiões, como peixe, inhame, abóbora, mandioca e banana-da-terra.

A proposta do “SuperChef da Educação” é valorizar os profissionais responsáveis pela alimentação nas escolas públicas e fomentar a inovação em pratos nutritivos e saborosos.

A Diretoria Metropolitana de Educação (DME) teve o maior número de inscritos, com 76 profissionais. Em seguida aparecem as DREs de Tangará da Serra (34), Alta Floresta (31), Primavera do Leste (29), Confresa (28) e Juína (24). Outras inscrições vieram de polos como Mato Grosso, incluindo Matupá, Pontes e Lacerda, Rondonópolis, Sinop, Barra do Garças e Cáceres.

O concurso integra a política de alimentação escolar da rede pública estadual e é uma das 30 ações do Plano EducAção 10 anos, reforçando a importância da nutrição escolar na formação dos estudantes.

O resultado completo está disponível no site oficial da competição.