Santuário deve receber elefanta Lady em viagem de 3,2 mil km da PB a MT

No Santuário, Lady terá a companhia de outras três elefantas: Rana, Ramba e Maia. Lady será a quinta moradora do santuário, que já abrigou a elefanta Guida, que morreu em 2019.

Fonte: Por G1 MT

15 07 14 recinto da efelanta foto alessandro potter003
Elefanta Lady no seu espaço no Parque Arruda Câmara, em João Pessoa — Foto: Alessandro Potter/Secom-JP
75336333 2146603805441092 8891118945998733312 n
Elefanta Lady — Foto: SEB/Divulgação

O Santuário de Elefantes do Brasil (SEB), localizado em Chapada Guimarães, a 65 km de Cuiabá, deve receber nos próximos dias a quinta moradora do local. A transferência da elefanta Lady, que mora no Parque Zoobotânico Arruda Câmara, em João Pessoa (PB), começou nesta segunda-feira (25).

Segundo o SEB, Lady é uma elefanta que trabalhou toda sua vida em circos, foi confiscada em 2013 e enviada para viver no zoológico, em João Pessoa, onde residia.

De acordo com os funcionários do zoológico, ela tem uma doença nas patas, que já era evidente à época que chegou no local.

Serão 3,2 mil km de viagem entre a Paraíba e Mato Grosso. O transporte da elefanta é feito com as carretas e com guindastes. Policiais ajudam na escolta.

[Continua depois da Publicidade]

Lady foi colocada em uma caixa de transporte própria para a situação. Ela é acompanhada por profissionais e veterinários. A transferência dela foi determinada pela Justiça Federal.

No Santuário, Lady terá a companhia de outras três elefantas: Rana, Ramba e Maia. Lady será a quinta moradora do santuário, que já abrigou a elefanta Guida, que morreu em junho.

Lady tem cerca de 45 anos, e passou a maior parte de sua vida em circos.

Em 2013, ela foi apreendida pelo Ibama no Rio Grande do Norte de um circo no nordeste e enviada para o Parque Zoobotânico Arruda Câmara (Bica), em João Pessoa, na Paraíba.

Antes de chegar na Bica, em 2014, Lady passou quase 40 anos realizando apresentações em circos e percorrendo o país em contêineres.

Ela nasceu em cativeiro e era uma das principais atrações do Circo Europeu Internacional até ser doada à Prefeitura de João Pessoa.

Possui experiência em produção textual e, atualmente, dedica-se à redação do CenárioMT produzindo conteúdo sobre a região norte de Mato Grosso.