Santuário de elefantes em Mato Grosso homenageia elefanta Lady após eutanásia

Fonte: CENÁRIOMT

Santuário de elefantes em Mato Grosso homenageia elefanta Lady após eutanásia
Santuário de elefantes em Mato Grosso homenageia elefanta Lady após eutanásia Foto: SEB/Divulgação

O Santuário de Elefantes Brasil (SEB) homenageou a elefanta Lady, que faleceu após ser submetida à eutanásia. Lady, que vivia no santuário em Chapada dos Guimarães, Mato Grosso, foi lembrada em uma emocionante postagem nas redes sociais da instituição.

Na homenagem, o SEB compartilhou um vídeo dos primeiros dias de Lady no santuário, onde ela é vista se banhando em um rio e jogando água em seu corpo com a tromba. De acordo com a instituição, esse momento retrata um dos muitos em que Lady desfrutava da água, um de seus lugares favoritos.

A triste notícia da morte de Lady, aos 52 anos, foi divulgada pelo SEB na quinta-feira (16). A decisão de realizar a eutanásia foi tomada na noite de quarta-feira (15), após a elefanta se deitar e não mostrar mais interesse em se levantar. Lady havia sido resgatada de um zoológico na Paraíba, onde chegou após ser apreendida de um circo em 2013.

Lady sofria de osteomielite, uma grave infecção óssea que causa intensa dor e não tem cura. Durante seus quatro anos no santuário, parte de sua rotina incluía receber analgésicos três vezes ao dia para aliviar seu sofrimento.

O SEB, em sua homenagem, ressaltou a alegria que Lady encontrou em seus anos finais, longe do sofrimento de sua vida anterior. O vídeo e a lembrança de seus banhos favoritos no rio são um tributo ao espírito resiliente da elefanta, que encontrou paz e dignidade em seu novo lar.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

A morte de Lady marca o fim de uma jornada de resgate e cuidado, destacando a importância do trabalho realizado pelo Santuário de Elefantes Brasil na reabilitação e bem-estar de elefantes resgatados de condições adversas.

Redatora do portal CenárioMT, escreve diariamente as principais notícias que movimentam o cotidiano das cidades de Mato Grosso. Já trabalhou em Rádio Jornal (site e redação).