Quase 80% dos testes de Sinop negativaram para Covid-19

Fonte: Tauana Schmidt

quase 80 dos testes de sinop negativaram para covid 19 909977
Novo relatório técnico da Secretaria Municipal de Saúde de Sinop, divulgado às 18h30 de hoje, quinta-feira, 23 de abril, aponta que 76,5% dos testes tiveram resultado negativo para o novo coronavírus. Das 149 amostras encaminhadas ao Lacen, em Cuiabá, desde o dia 16 de março, 114 negativaram para a infecção.
O documento aponta, ainda, que subiu para 19 o número de casos positivos. Até este momento, o quadro de Covid-19 em Sinop se apresenta com dez pacientes recuperados e dez amostras ainda aguardando liberação de resultado. Desde o início da pandemia, seis amostras foram descartadas por não se enquadrarem no critério de análise protocolar laboratorial.
Atualmente, os pacientes com resultado positivo seguem acompanhados pela Secretaria de Saúde. Dois estão internados em Unidade de Terapia Intensa (UTI), tratam-se de um homem de 61 anos e outro de 45 anos. Dentre os demais, três em isolamento domiciliar e quatro em final de quarentena, por não apresentarem mais sintomas da infecção.

Cenário Estadual
A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) notificou, até o início da tarde desta quinta-feira (23), 221 casos confirmados da Covid-19 em Mato Grosso, sendo registrados sete óbitos em decorrência do coronavírus. 88 estão em isolamento domiciliar, 109 estão recuperados e 17 estão hospitalizados – sendo sete em UTI e seis em enfermaria.

Brasil
No Brasil, o número de casos positivos chegou a 49.492, segundo o Ministério da Saúde. O total de óbitos oriundos da doença soma 3.313. Ao todo, 19.606 estão em acompanhamento e 26.573 recuperados.

Recomendações
Atualmente, não existe vacina para prevenir a infecção pelo novo coronavírus. A melhor maneira de prevenir a infecção é evitar ser exposto ao vírus. Os sites da SES e do Ministério da Saúde dispõem de informações oficiais acerca do novo coronavírus. A orientação é de que não sejam divulgadas informações inverídicas, pois as notícias falsas causam pânico e atrapalham a condução dos trabalhos pelos serviços de saúde.

O Ministério da Saúde orienta os cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o novo coronavírus. Entre as medidas estão:
– Lavar as mãos frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos. Se não houver água e sabão, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool;
– Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas;
– Evitar contato próximo com pessoas doentes. Ficar em casa quando estiver doente;
– Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo;
– Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência.
Profissionais de saúde devem utilizar medidas de precaução padrão, de contato e de gotículas (máscara cirúrgica, luvas, avental não estéril e óculos de proteção).

[Continua depois da Publicidade]

RESUMO DO QUADRO EPIDEMIOLÓGICO DE SINOP

149 amostras de suspeitas para a infecção pelo coronavírus SARS-CoV-2 enviadas ao Lacen de Mato Grosso, desde o início da pandemia, ou seja, de 16 de março;
06 amostras descartas por não se enquadrarem no critério de análise protocolar laboratorial;
10 pacientes ainda aguardam resultado das coletas;
19 casos de coronavírus foram confirmados neste mesmo período;
10 pacientes recuperados;

09 pacientes em acompanhamento (dois internados e sete em isolamento);
114 amostras negativas para Covid-19.