26.4 C
Lucas do Rio Verde
terça-feira, 26 janeiro, 2021
Início MATO GROSSO Projeto de pesquisa da UFR selecionado pelo programa Papiro e classificado na...

Projeto de pesquisa da UFR selecionado pelo programa Papiro e classificado na 4ª Fecit, recebe prêmio nacional

Por CENÁRIOMT

O Programa Acelerador de Projetos Inovadores de Rondonópolis (PAPIRO), instituído pela atual administração municipal e coordenado pela Secretaria Municipal de Ciências e Tecnologia da Inovação, e seu Departamento de Pesquisas, Projetos e Difusão Tecnológica Avançada, selecionou entre 133 inscritos, 40 projetos que disputaram a Edição-2019, e um deles, acabou sendo reconhecido e se destacando entre 303 participantes e 482 trabalhos apresentados durante o XLIX Congresso Nacional de Engenharia Agrícola (CONBEA) realizado de 23 a 25 de novembro de 2020, em Foz do Iguaçu (PR).

Na verdade, o trabalho de pesquisa desenvolvida pelos pesquisadores do grupo de pesquisa “Smart Agriculture”, da Universidade Federal de Rondonópolis (UFR), intitulado “Comparação do desempenho de diferentes redes neurais na detecção de doenças no algodoeiro” se destacou e recebeu “Menção Honrosa” por sua classificação em 1º lugar na área de Geomática, Instrumentação e Agricultura de Precisão, durante apresentação na Categoria Oral, durante a sessão solene de encerramento do CONBEA, realizada no dia 25 de novembro 2020.

Vale destacar que esse projeto premiado, além de ter sido classificado no PAPIRO, também participou e ficou em primeiro lugar na 4ª Edição da maior Feira de Ciência, Tecnologia e Inovação de Mato Grosso (FECITI), sediada em Rondonópolis, em dezembro 2019, na Categoria V – Alunos e professores do Ensino Superior e Estudantes de Pós-Graduação.

OBJETIVO DA PESQUISA

Conforme informações a pesquisa consiste em um estudo das redes neurais na detecção de doenças na cultura do algodão e foi desenvolvida pelos autores: Alexandre de Freitas Carrascosa, Arthur Akira Mamiya e Renildo Luiz Mion.

Ainda segundo os autores, a investigação teve por objetivo comparar o comportamento das redes neurais YOLO V3 e Mask RCNN para a detecção da mancha de Stemphylium no algodoeiro, a partir de imagens obtidas em condições de campo. Foi feita investigação do efeito da taxa de aprendizagem do YoloV3 nesta aplicação específica, e da proporção de imagens para treinamento e validação, analisando os resultados através da ‘mean Average Precision (mAP)’, na qual os resultados foram de 0,76 para o Yolo e 0,472 para o Mask RCNN. Os resultados foram utilizados para investigar imagens em diferentes condições de desfoque, que mostraram queda no mAP conforme o aumento do desfoque.

A pesquisa está vinculada ao Smart Agriculture, grupo de pesquisa da UFR atuante na busca de novas tecnologias e recursos que possam ser implementados no campo. O grupo atua por meio da aplicação de técnicas computacionais como Inteligência Artificial, Automação, Eletrônica e diversas outras ferramentas, a fim de melhorar a produtividade, simplificar processos e facilitar decisões durante o processo de produção agrícola.

O QUE É O PAPIRO?

O Papiro é um programa de incentivo a pesquisa e inovação tecnológica, elaborado para identificar projetos inovadores que possam contribuir com o desenvolvimento do ecossistema de inovação, e que sejam aplicáveis em Rondonópolis. O objetivo do mesmo é selecionar, premiar e acompanhar ideias e projetos que buscam solucionar problemas reais da sociedade, e conta com o apoio de diversos parceiros.

No caso em questão, esse projeto da UFR, foi um dos 40 selecionados pelo PAPIRO e foi premiado em 06/09/2019. Ele passou por duas etapas de avaliação, sendo a avaliação do projeto escrito, e avaliação oral, onde os membros do grupo defenderam a ideia em banca avaliadora composta por técnicos de diferentes instituições da cidade.

É importante destacar que essa iniciativa da administração municipal em incentivar a pesquisa tecnológica está no caminho certo, pois já está rendendo ótimos frutos, ganhando destaque nos grandes centros da informação.



Dayelle Ribeirohttps://www.cenariomt.com.br
Redatora do portal CenárioMT
- Publicidade -

Últimas no CenárioMT

Lucas do Rio Verde

TRÂNSITO
Duas pessoas morrem em acidente na BR-163 no município de Vera
janeiro 26, 2021
SAÚDE
Mais 100 cirurgias de pterígio serão realizadas no PSF Vida Nova neste final de semana
janeiro 26, 2021