Prefeitura intensifica racionamento de água e alunos de creche ficam sem aula em MT

Fonte: TV Centro América

1 336
Foto: TVCA/Reprodução

O racionamento de água em Tangará da Serra, a 242 km de Cuiabá, foi intensificado a partir desta semana.

Diante da situação extrema, o Samae dividiu a cidade por setores e fará o racionamento de água nos bairros de forma escalonada.

A autarquia também reduzirá o volume de água tratada. A ETA Queima Pé tem capacidade de tratamento e distribuição de 340 litros de água por segundo. Com o racionamento, esse volume será reduzido para 250 a 280 litros/segundo.

Já os bairros abastecidos por poços artesianos não serão submetidos ao escalonamento. Entretanto, não estão livres das medidas de racionamento, já que a vazão dos poços também é impactada com falta de chuvas.

[Continua depois da Publicidade]

O diretor do Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae), Wesley Lopes Torres, afirmou que a medida é necessária para que não falte água para a população.

“A sequência de racionamento se mantém nos mesmos setores, todavia não terá água na rede 24h. A água será disponibilizada das 16h às 8h. Quem recebeu água de domingo para segunda, agora só vai receber água de terça para quarta-feira. Então seria, em tese, 48h sem abastecimento”, disse.

A falta de água fez com que alunos da Creche Dona Mariquinha Tavares, no Bairro Jardim Califórnia, ficassem sem aula no período vespertino na última sexta-feira (20).

Quem levou os filhos na creche na sexta-feira encontrou um aviso dizendo que as aulas estavam suspensas por falta de água.

A creche atende cerca de 350 crianças e a caixa d’água tem capacidade para 8 mil litros, mas com o calor e o racionamento, a água acabou na tarde de quinta-feira (19).

O prefeito em exercício, Renato Gouveia, convocou uma reunião na tarde de sexta-feira para discutir com diretores de escolas estaduais e municipais sobre a economia de água nas unidades.

“As escolas têm alto consumo de água e, nesses locais, um pouco que economizam, somando a quantidade de escolas, dá um resultado muito positivo”.

O secretário de Educação, Gilmar Utzig, garantiu que a situação foi normalizada nesta segunda-feira (23). “É a única escola que nós estávamos com dificuldade em abastecer a caixa d’água. Conseguimos normalizar nesta segunda-feira”.