25.6 C
Lucas do Rio Verde
quarta-feira, 08 dezembro, 2021
InícioMATO GROSSOPreço do combustível ajuda aumentar casos de pane seca na BR-163 em...

Preço do combustível ajuda aumentar casos de pane seca na BR-163 em Mato Grosso

Por CENÁRIOMT

A falta de combustível interrompe uma viagem a cada 2 horas na BR-163/MT, atrasando a chegada de quem viaja e colocando em risco a segurança da rodovia. O condutor comete ainda uma infração de trânsito média, segundo o Código Brasileiro de Trânsito (CTB).

De 1º de janeiro a 31 de outubro de 2021, a Rota do Oeste atendeu 3.276 ocorrências por pane seca, 18,5% a mais que no mesmo período de 2020, quando foram registrados 2.764 atendimentos no trecho de 850,9 quilômetros sob concessão em Mato Grosso.

O gerente de Operações da Rota do Oeste, Wilson Ferreira, relata que refletem nesse cenário fatores, como a falta de programação da viagem, a distância entre os postos de combustíveis em algumas regiões da BR-163, o desconhecimento sobre a autonomia do veículo ou mesmo a falta de manutenção veicular, que resulta na ineficiência do marcador de bordo.

Outro fator importante identificado, de acordo com relato de motoristas atendidos pela Concessionária, é relacionado à tentativa de economizar no momento do abastecimento.

“Muitos motoristas relatam que estavam tentando encontrar um preço melhor no próximo posto, mas o tanque acabou secando”, comenta Ferreira.

Embora a economia seja importante, a segurança não pode ficar de lado. Um veículo parado na pista representa uma barreira e pode terminar atingido por outro condutor. Para prevenir que isso ocorra, a recomendação aos motoristas é que não adiem o abastecimento, se informem sobre os pontos de abastecimento e tenham conhecimento sobre o consumo médio do veículo.

Se precisar, chame a Rota – Caso tenha algum problema no trecho sob concessão da BR-163, o motorista pode acionar a Concessionária pelo 0800 065 0163. O serviço é custeado pelo valor arrecadado nas tarifas de pedágio. No canal, o motorista também obtém informações sobre os postos de combustíveis, facilitando a programação da viagem.

Infração – De acordo com o CTB, ter seu veículo imobilizado na via por falta de combustível é considerado infração média, que prevê multa de R$ 130,16 e quatro pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Rebeca Moraeshttps://www.cenariomt.com.br
Redatora do portal CenárioMT, escreve diariamente as principais notícias que movimentam o cotidiano das cidades de Mato Grosso.

Redes sociais

107,352FãsCurtir
17,057SeguidoresSeguir
2,099SeguidoresSeguir

Lucas do Rio Verde

No Recanto dos Macucos
Corpo de homem é localizado às margens do Rio Verde, em Lucas do Rio Verde (MT)
dezembro 08, 2021
Lucas do Rio Verde
Com apoio da Prefeitura, Defensoria Pública de Lucas do Rio Verde apresenta projeto de nova sede
dezembro 08, 2021
alagamentos às margens da BR-163
Concessionária faz intervenções paliativas para alagamentos às margens da BR-163
dezembro 08, 2021
Lucas do Rio Verde
1° Torneio de Robótica de Lucas do Rio Verde será nesta quarta-feira (08)
dezembro 08, 2021