Polícia mira o bolso do tráfico em Mato Grosso

Fonte: Da Redação

PJC-MT
PJC-MT

Dá uma olhada nessa história: essa manhã a galera da Polícia Civil em Mato Grosso se levantou cedo e botou a mão na massa para tentar desmontar uma operação bem articulada de tráfico de drogas. Eles até deram um nome todo especial pra operação: “Teia de Aranha”. A ideia era focar nos caras que cuidam da grana da organização criminosa.

Conforme a Polícia Civil contou, eles estavam a todo vapor, executando 40 ordens judiciais, incluindo 9 mandados de prisão, 20 buscas e apreensões e 11 bloqueios de bens dos suspeitos. A investigação descobriu que essa quadrilha atuava em Rondonópolis, sul de Mato Grosso, e que eles tinham espalhado o dinheiro do tráfico por várias contas bancárias para dificultar o rastreamento do dinheiro sujo.

Em abril de 2022, a Delegacia de Roubos e Furtos (Derf) de Rondonópolis prendeu um dos caras da quadrilha, um tal de “colega”. Quando pegaram o cara, ele estava com um bom montante de cocaína e uns R$6,5 mil em dinheiro vivo. Esse “colega” controlava o tráfico em pelo menos 7 bairros da cidade e era o responsável pela distribuição da droga e pela coleta do dinheiro.

Através das prisões de outros traficantes e de conversas interceptadas em celulares, a polícia conseguiu identificar mais membros da quadrilha, inclusive um sujeito que fornecia as drogas para o “colega”. Segundo a Derf, pelo menos 16 pessoas estavam envolvidas na operação.

E tem mais, um dos caras que foi preso já tinha sido pego em outra operação contra o tráfico em 2019. Depois disso, ele assumiu uma nova identidade, falsificou documentos e até abriu uma empresa de transporte para lavar o dinheiro do tráfico.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Teia de Aranha

Esse nome “Teia de Aranha” veio da forma como o dinheiro do tráfico era movimentado, passando por várias contas bancárias para dificultar o rastreamento dos ativos ilícitos. É uma operação complexa, mas parece que a polícia está fechando o cerco.

Entre no grupo do CenárioMT no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).

Gabriela Cordeiro Revirth, independente jornalista e escritora, é uma pesquisadora apaixonada de astrologia, signos, horóscopo e oráculos. Ela escreve diariamente para o Portal de Notícias CenárioMT para partilhar as suas descobertas e orientar outras pessoas sobre esses assuntos. A autora está sempre à procura de novas descobertas para se manter atualizada.