A Polícia Civil realizou 286 operações em Mato Grosso no primeiro semestre de 2025, fortalecendo o combate às facções criminosas. Esse número representa um aumento superior a 7% em relação ao mesmo período de 2024, resultado de um planejamento estratégico iniciado em 2023.
Foram elaborados mais de 67 mil relatórios de investigação, gerando informações e provas para subsidiar os inquéritos. Além disso, quase 21,5 mil inquéritos foram finalizados e enviados ao Judiciário e ao Ministério Público, somados a aproximadamente 52 mil ajuizamentos para dar andamento aos processos criminais.
Mais de 3 mil servidores, incluindo delegados, escrivães e investigadores, participaram das ações com foco na qualidade do serviço prestado. Todas as iniciativas integram as metas do Programa Tolerância Zero, que visa enfraquecer e desestruturar as facções criminosas no estado.
Segundo a Delegada-Geral, os investimentos em capacitação e o engajamento dos servidores foram essenciais para o sucesso das prisões e na desarticulação de grupos criminosos, reforçando o compromisso de reprimir e descapitalizar as organizações criminosas.