Polícia Civil realiza operação interestadual para captura de golpistas

Cinco pessoas foram presas por integrar uma quadrilha que aplicava golpes virtuais em idosos usando aplicativos de mensagens.

Fonte: CenárioMT

Polícia Civil realiza operação interestadual para captura de golpistas
Polícia Civil realiza operação interestadual para captura de golpistas - Foto: PJC

A Polícia Civil do Pará deflagrou nesta quarta-feira (9) a Operação Oliveira, que prendeu cinco suspeitos de integrar uma quadrilha especializada no golpe conhecido como “Falso Parente”. Os mandados de prisão preventiva e busca e apreensão foram cumpridos no Mato Grosso e no Rio de Janeiro.

Coordenada pela Diretoria Estadual de Combate à Corrupção (DECOR), a ação investiga crimes de estelionato qualificado contra idosos, associação criminosa e lavagem de dinheiro. Os suspeitos se passavam por parentes das vítimas em aplicativos de mensagens para solicitar transferências bancárias, gerando prejuízos superiores a R$ 50 mil em um dos casos apurados, que envolveu um casal de idosos.

[Continua depois da Publicidade]

Segundo a polícia, o grupo utilizava contas de terceiros para ocultar a origem do dinheiro. Durante a operação, foram apreendidos celulares, computadores e documentos para ampliar o rastreamento das fraudes. A Justiça também determinou o bloqueio de contas bancárias dos investigados, visando o ressarcimento das vítimas.

A investigação aponta ainda possível vínculo dos suspeitos com facções criminosas que utilizam “laranjas” para movimentar valores ilícitos. Mais de 50 policiais civis atuaram na ação, reforçando a necessidade de cooperação entre estados no combate ao crime organizado. As autoridades destacam que esse tipo de golpe se tornou recorrente no país e pedem atenção redobrada, principalmente de idosos, para confirmar a identidade de quem solicita dinheiro antes de qualquer transferência.

[Continua depois da Publicidade]
Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .
Um criador de conteúdo e entusiasta de jogos e tecnologia, trabalha como redator no CenárioMT, é analista de TI e game designer no tempo livre.