A Mato Grosso vive uma intensificação no combate ao tráfico de drogas com a deflagração da Operação Western na manhã desta quinta-feira (26). A ação foi conduzida pela Polícia Civil, que cumpriu oito mandados judiciais em três municípios: Cuiabá, Várzea Grande e Pontes e Lacerda.
As ordens foram expedidas com base em provas levantadas durante investigações da Delegacia Especializada de Repressão a Narcóticos (Denarc). Na região metropolitana, foram apreendidos R$ 16.421 em dinheiro, além de entorpecentes e uma estufa usada para produção de maconha em uma das residências vistoriadas. Em Pontes e Lacerda, a polícia encontrou munições de uso restrito e drogas.
Segundo os investigadores, o grupo criminoso atuava no esquema de rateio, onde as drogas eram adquiridas coletivamente para posterior divisão e venda em porções menores, configurando associação para o tráfico. A operação recebeu o nome de Western em referência aos filmes de faroeste, simbolizando a disputa entre a lei e o crime em territórios onde grupos se sentem acima da justiça.
A Operação Western integra a ação maior da Polícia Civil dentro da Operação Inter Partes e faz parte do programa estadual Tolerância Zero, focado no enfrentamento das facções criminosas. Além disso, a operação faz parte da Operação Narke 4, coordenada nacionalmente em alusão ao Dia Internacional de Combate às Drogas, celebrado pela ONU em 26 de junho.
A Polícia Civil reforça seu compromisso na repressão ao crime organizado e incentiva a população a denunciar, por meio dos números Disque 181 e 197.