Estelionatário é preso após aplicar golpe milionário e ameaçar casal em Mato Grosso

Homem investigado por diversos crimes de estelionato é detido em Cuiabá após nova denúncia envolvendo fraude e intimidação.

Fonte: CenárioMT

Estelionatário é preso após aplicar golpe milionário e ameaçar casal em Mato Grosso
Estelionatário é preso após aplicar golpe milionário e ameaçar casal em Mato Grosso - Foto: PJC

A Polícia Civil de Mato Grosso, por meio da Delegacia Especializada de Estelionato de Cuiabá, prendeu nesta quarta-feira (25) um homem de 29 anos, apontado como um dos maiores golpistas do estado. A prisão ocorreu em cumprimento a mandado expedido pela 5ª Vara Criminal de Cuiabá.

O suspeito foi detido após aplicar um golpe de R$ 337,5 mil contra duas lojas de móveis de alto padrão localizadas no Bairro Quilombo, na capital. As investigações revelaram que ele comandou a fraude de dentro da unidade prisional em Várzea Grande, onde já estava detido por envolvimento em outras ações criminosas.

Segundo apuração, a fraude foi executada por meio de compras simuladas com cartões de crédito de terceiros, utilizando links digitais fornecidos por financeiras. Após o faturamento, as mercadorias foram entregues em quatro remessas, mas os valores foram posteriormente contestados pelos bancos, que identificaram possível uso fraudulento dos cartões.

O investigado já havia sido alvo de operações anteriores, incluindo a Operação Falsa Portabilidade, na qual foi acusado de integrar uma quadrilha que falsificava documentos para abrir contas digitais usadas em golpes. Nessa ação, os desvios chegaram a R$ 23,8 milhões.

Durante a Operação Jail Hacker, deflagrada em janeiro deste ano, a Polícia Civil localizou os móveis furtados em dois imóveis de Cuiabá — um pertencente ao suspeito e outro à sua mãe. Um dos locais estava mobiliado e alugado para uma influenciadora digital e sua família, que não sabiam da procedência ilegal dos bens.

Após descobrirem a origem dos móveis, o casal tentou permanecer no imóvel, mas acabou sendo ameaçado pelo suspeito, que usou a visibilidade pública da influenciadora para intimidá-los. Eles registraram boletim de ocorrência relatando estelionato, calúnia, difamação e ameaça.

Com base nessas novas denúncias, a Polícia Civil solicitou a prisão preventiva, que foi cumprida sem resistência na residência do investigado, no Bairro Jardim Paulista. Ele foi encaminhado à Delegacia de Estelionato e permanece à disposição da Justiça.